00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16584
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.contributor.referee1Duarte, Adriana Guimarães-
dc.contributor.referee2Bomfim, Janine Oliveira Cardeal-
dc.creatorAlves, Brenda Monallysa Martins da Silva-
dc.creatorsilva, Rayssa Mércia Marques da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7111278284431122pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7497625475641650pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-18T11:52:32Z-
dc.date.available2025-07-18-
dc.date.available2025-07-18T11:52:32Z-
dc.date.issued2025-05-28-
dc.identifier.citationALVES, Brenda Monallysa Martins da Silva; SILVA, Rayssa Marques da; Souza, Janayna. Inclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16584-
dc.description.abstractWe sought to gather data from the current national literature in order to investigate how the process of including these children takes place, understanding the strategies and challenges that permeate everyday life in Early Childhood Education. The methodology used was bibliographical research based on a qualitative approach. It is understood that the process of inclusion is still seen as a challenge, given the weakness in the training of professionals with regard to the issue of inclusive practices and the lack of support from the entire school community, with a need to sensitize teachers so that they can mediate actions and overcome prejudices. In view of this, it was concluded that the entire school community needs to be involved, with a coherent Pedagogical Political Project (PPP) that favors everyone, and management with an inclusive outlook, building pedagogical strategies that cater for all the diversity present in the classroom, the need for continuing training, as well as a sensitive look and listening, giving a voice to the subjects participating in this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectEarlhy childhood educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoBuscou-se reunir dados na literatura nacional vigente com o propósito de investigar como se dá o processo de inclusão dessas crianças, compreendendo as estratégias e desafios que permeiam o cotidiano da Educação Infantil. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a pesquisa bibliográfica baseada na abordagem qualitativa. Compreende-se que o processo de inclusão ainda é visto como um desafio, dada a fragilidade na formação dos profissionais no que diz respeito à questão das práticas inclusivas e da falta do apoio de toda a comunidade escolar, havendo uma necessidade de sensibilização dos professores para que possam mediar as ações e superar os preconceitos. Diante disso, concluiu-se que é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar, com Projeto Político Pedagógico (PPP) coerente e que privilegie a todos, e uma gestão com um olhar inclusivo, construindo estratégias pedagógicas que atendam toda a diversidade presente em sala de aula, a necessidade de formação continuada, além do olhar e escuta sensível dando voz para os sujeitos participantes desse processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Inclusao da crianca com transtorno do espectro autista na educacao infantil.pdf389.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.