00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Francisco, Deise Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256764275787933pt_BR
dc.contributor.referee1Anjos, Cleriston Izidro dos-
dc.contributor.referee2Pereira, Fábio Hoffmann-
dc.creatorSantos, Enaura Cristina da Silva;-
dc.creatorJordan, Roberta Oliveira-
dc.date.accessioned2025-07-17T18:37:23Z-
dc.date.available2025-07-14-
dc.date.available2025-07-17T18:37:23Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationSANTOS, Enaura Cristina da Silva; JORDAN, Roberta Oliveira. Educação infantil na Pedagogia Waldorf : um olhar sobre a avaliação do desenvolvimento. 2025. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16580-
dc.description.abstractThis article aims to understand the process of evaluating children in early childhood education within the Waldorf pedagogy, based on the spiritual science developed by Rudolf Steiner, known as nthroposophy. Using bibliographical research, the study explores Steiner's biography, the foundations of Anthroposophy and the structure of Waldorf pedagogy. As a result, we have details of how the assessment of children in this approach encompasses aspects that go beyond social and cognitive capacity, highlighting the importance of holistic development. Furthermore, it highlights the importance of the educator's self-assessment, and its role in guiding children towards balanced and healthy growth.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia Waldorfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrimeiro setêniopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectWaldorf educationpt_BR
dc.subjectearly childhood educationpt_BR
dc.subjectfirst septenniumpt_BR
dc.subjectevaluationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação infantil na Pedagogia Waldorf : um olhar sobre a avaliação do desenvolvimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo compreender o processo de avaliação da criança na educação infantil dentro da pedagogia Waldorf, baseada na ciência espiritual desenvolvida por Rudolf Steiner, conhecida como Antroposofia. Utilizando a pesquisa bibliográfica, o estudo explora a biografia de Steiner, os fundamentos da Antroposofia e a estrutura da pedagogia Waldorf. Como resultado, temos o detalhamento de como a avaliação das crianças nessa abordagem perpassa por aspectos que vão além da capacidade social e cognitiva, destacando a importância de um desenvolvimento holístico. Além isso, destaca a importância da autoavaliação do educador, e o seu papel na orientação das crianças para um crescimento equilibrado e saudável.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação infantil na Pedagogia Waldorf um olhar sobre a avaliação do desenvolvimento.pdf752.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.