00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16564
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Letramento racial, por meio da análise das produções acadêmicas antirracistas na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Racial literacy, through the analysis of anti-racist academic productions in early childhood education
Autor(es): Leão, Daniele dos Santos
Santos, Virgínia Lays do Nascimento
Primeiro Orientador: Silva, Luíza Cristina Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Ivanildo Gomes dos
Resumo: O artigo em questão investiga o letramento racial como uma prática pedagógica e seu impacto na educação infantil. Desse modo, o presente trabalho apresenta resultados a partir da produção acadêmica sobre educação antirracista, letramento raciais e educação para as relações étnico-raciais na educação infantil. A pesquisa foi desenvolvida a partir dos sites: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível superior (CAPES) e Biblioteca digital de Teses e Dissertações (BDTD). A metodologia qualitativa a partir do levantamento bibliográfico objetivou mapear e identificar pesquisas dos últimos dez anos sobre a temática investigada. O argumento desenvolvido no trabalho fundamenta-se na identificação de poucas produções de dissertações nas referidas plataformas, voltados à educação infantil, sobre a educação para as relações étnico-raciais.
Abstract: This article investigates racial literacy as a pedagogical practice and its impact on early childhood education. Thus, the present work presents results based on academic production related to antiracist education, racial literacy, and education for ethnic-racial relations in early childhood education. The research was conducted using data from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The qualitative methodology, through bibliographic research, aimed to map and identify studies from the past ten years on the subject. The argument developed in this work is based on the identification of a limited number of dissertations on these platforms specifically focused on early childhood education and ethnic-racial relations.
Palavras-chave: Práticas antirracistas
Práticas transformadores
Antirracismo
Letramento racial
Educação infantil
Anti-racist practices
Transformative practices
Anti-racism
Racial literacy
Early childhood education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LEÃO, Daniele dos Santos; SANTOS, Virgínia Lays do Nascimento; SILVA, Luíza Cristina Silva. Letramento racial, por meio da análise das produções acadêmicas antirracistas na educação infantil. 2025. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16564
Data do documento: 16-abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Letramento racial por meio da analise das producoes academicas antirracistas na educacao infantil.pdfLetramento racial, por meio da análise das produções acadêmicas antirracistas na educação infantil385.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.