00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, José Renan Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1740861882717534pt_BR
dc.contributor.referee1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.referee2Nicandido Filho, Adevan dos Santos-
dc.creatorBelo, Mirian Santos-
dc.date.accessioned2025-07-14T15:27:02Z-
dc.date.available2025-07-11-
dc.date.available2025-07-14T15:27:02Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.identifier.citationBELO, Mirian Santos. Contribuições do ensino de ciências por investigação para a alfabetização científica: uma revisão sistemática da literatura. 2025. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16563-
dc.description.abstractThe main objective of science education is scientific literacy, in other words, to form critical and informed citizens who are able to understand the natural world, make informed decisions and face everyday challenges. In this sense, the aim of this article is to identify how the stages present in inquiry teaching activities used in Early Years (EY) science classes promote Scientific Literacy (SL), as they relate to the indicators of scientific literacy (IAC) proposed by Sasseron (2008). To this end, we opted for a Systematic Literature Review (SLR) of articles available on the Periódicos Capes database published between 2019 and 2023. Initially, the search with the keywords resulted in 1330 articles in Portuguese, whose titles and abstracts were read. After applying the inclusion criteria, we obtained 13 articles that make up the corpus of the research, which were read in full. We analyzed the articles based on the triangulation between the theory presented in the literature on Inquiry Teaching and Scientific Literacy, the data obtained and the objective of the work. The results obtained show that the indicators presented in the papers contribute to scientific literacy, since through the activities developed in the papers the students developed scientific literacy skills. Furthermore, based on the didactic resources used in all the works, we can affirm that the ENCI can be developed in any school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectTeaching science through investigationpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleContribuições do ensino de ciências por investigação para a alfabetização científica: uma revisão sistemática da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação científica tem como objetivo principal a alfabetização científica, ou seja, formar cidadãos críticos e informados, capazes de compreender o mundo natural, tomar decisões embasadas e enfrentar os desafios cotidianos. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é identificar como as etapas presentes em atividades de ensino por investigação usadas em aulas de ciências dos Anos Iniciais (AI) promovem a Alfabetização Científica (AC) na medida que se relacionam com os indicadores de alfabetização científica (IAC) propostos por Sasseron (2008). Para tal, optamos por uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de artigos disponíveis na base de dados Periódicos Capes publicados no período de 2019 a 2023. Inicialmente a busca com as palavras-chave resultou em 1330 artigos em língua portuguesa, que tiveram os títulos e os resumos lidos. Após a aplicação dos critérios de inclusão, obtemos 13 artigos que compõem o corpus da pesquisa, que foram lidos na íntegra. Analisamos os artigos a partir da triangulação entre a teoria apresentada na literatura do Ensino por Investigação e Alfabetização Científica,os dados obtidos e o objetivo do trabalho. Os resultados obtidos mostram que os indicadores apresentados nos trabalhos contribuem para a Alfabetização Científica, pois através das atividades desenvolvidas nos trabalhos os alunos desenvolveram habilidades da Alfabetização Científica. Além disso, a partir dos recursos didáticos utilizados em todos os trabalhos, afirmamos que o ENCI pode ser desenvolvido em qualquer escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.