00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas
Autor(es): Rocha, Jaqueline Santos Alves da
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Monique Gabriella Angelo da
Resumo: A incorporação das tecnologias digitais têm abrangido cada vez mais as diferentes esferas da sociedade. Os relacionamentos, as vivências e as formas de aprender têm sido modificadas, exigindo que os métodos educacionais também mudem a fim de acompanhar essas transformações (PRENSKY, 2012). Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar os caminhos de incorporação das tecnologias digitais no contexto educacional do sertão de Alagoas, identificando os percursos de formação dos professores e os pressupostos teóricos e metodológicos que operam nas ações de incorporação (COSTA, 2013). Para tanto, a investigação realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa de levantamento (ou survey) (RONI et al.,2020) realizada com 108 professores em exercício docente na educação básica.
Abstract: The incorporation of digital technologies has increasingly covered different spheres of society. Relationships, experiences and ways of learning have been modified, requiring that educational methods also change in order to keep up with these transformations (PRENSKY, 2012). Thus, the present work aims to investigate the paths of incorporation of digital technologies in the educational context of the backlands of Alagoas, identifying the teacher training paths and the theoretical and methodological assumptions that operate in incorporation actions (COSTA, 2013). To this end, the investigation carried out was characterized by being a survey (RONI et al.,2020) carried out with 108 teachers working in basic education.
Palavras-chave: Tecnologias digitais
Sala de aula
Ensino - Meios auxiliares
Professores - Formação
Alto sertão - Alagoas
Digital technologies
Classroom
Teaching - Auxiliary means
Teachers - Training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: ROCHA, Jaqueline Santos Alves da. Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535
Data do documento: 11-dez-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.