00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.creatorRocha, Jaqueline Santos Alves da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6626438375023517pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T03:23:55Z-
dc.date.available2024-07-09-
dc.date.available2025-07-10T03:23:55Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.citationROCHA, Jaqueline Santos Alves da. Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas. 2025. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16535-
dc.description.abstractThe incorporation of digital technologies has increasingly covered different spheres of society. Relationships, experiences and ways of learning have been modified, requiring that educational methods also change in order to keep up with these transformations (PRENSKY, 2012). Thus, the present work aims to investigate the paths of incorporation of digital technologies in the educational context of the backlands of Alagoas, identifying the teacher training paths and the theoretical and methodological assumptions that operate in incorporation actions (COSTA, 2013). To this end, the investigation carried out was characterized by being a survey (RONI et al.,2020) carried out with 108 teachers working in basic education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectAlto sertão - Alagoaspt_BR
dc.subjectDigital technologiespt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectTeaching - Auxiliary meanspt_BR
dc.subjectTeachers - Trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleIncorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA incorporação das tecnologias digitais têm abrangido cada vez mais as diferentes esferas da sociedade. Os relacionamentos, as vivências e as formas de aprender têm sido modificadas, exigindo que os métodos educacionais também mudem a fim de acompanhar essas transformações (PRENSKY, 2012). Assim, o presente trabalho tem como objetivo investigar os caminhos de incorporação das tecnologias digitais no contexto educacional do sertão de Alagoas, identificando os percursos de formação dos professores e os pressupostos teóricos e metodológicos que operam nas ações de incorporação (COSTA, 2013). Para tanto, a investigação realizada caracterizou-se por ser uma pesquisa de levantamento (ou survey) (RONI et al.,2020) realizada com 108 professores em exercício docente na educação básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Incorporação de tecnologias digitais na sala de aula no Alto Sertão de Alagoas.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.