Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16386
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Recortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantil |
Autor(es): | Araújo, Maria Paula Alves |
Primeiro Orientador: | Pepe, Cristiane Marcela |
metadata.dc.contributor.referee1: | Morais, Érica Renata Vilela de |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luíza Cristina Silva |
Resumo: | Esta monografia tem como objetivo investigar a relação entre letramento e leitura digital, explorando o uso do aplicativo TikTok como ferramenta pedagógica e a potencialidade das tecnologias digitais na educação infantil, no contexto do Programa de Residência Pedagógica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por permitir um olhar mais minucioso sobre a temática em questão, considerando o universo de significados, práticas culturais e relações estabelecidas pelas crianças. Entre os procedimentos metodológicos foram realizadas observações e intervenções pedagógicas em um CMEI de Maceió/AL, utilizando o TikTok como ferramenta mediadora para leituras, brincadeiras tradicionais e cantigas de roda. Os resultados permitem afirmar que a inserção planejada das tecnologias digitais pode potencializar o desenvolvimento da leitura, da criatividade e da cultura na infância, mas ressalta-se que é necessário uma apropriação crítica desses recursos pela escola. |
Abstract: | This thesis aims to investigate the relationship between digital literacy and children's reading in the context of the Pedagogical Residency Program, exploring the use of the TikTok app as a pedagogical tool and the potential of digital technologies in early childhood education. The methodology used was qualitative, as it allows for a more detailed examination of the subject, considering the universe of meanings, cultural practices, and relationships established by children. It involved observations and pedagogical interventions in a CMEI, using TikTok as a mediating tool for readings, traditional games, and nursery rhymes. Based on the data collected, the results indicate that the planned integration of digital technologies can enhance the development of reading, creativity, and cultural understanding in childhood, highlighting the importance of a critical appropriation of these resources by schools. |
Palavras-chave: | Letramento digital Educação infantil Tik Tok Programa de residência pedagógica Children's reading Digital literacy Digital technologies in education Tik Tok in education Pedagogical residency program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Maria Paula Alves. Recortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantil. 2025. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16386 |
Data do documento: | 9-mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Recortes do letramento digital - possibilidades e desafios na educacao infantil.pdf | Recortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantil | 21.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.