00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pepe, Cristiane Marcela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0748011554735549pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Érica Renata Vilela de-
dc.contributor.referee2Silva, Luíza Cristina Silva-
dc.creatorAraújo, Maria Paula Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4688792559098910pt_BR
dc.date.accessioned2025-06-15T12:18:37Z-
dc.date.available2025-06-12-
dc.date.available2025-06-15T12:18:37Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Paula Alves. Recortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantil. 2025. 43 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16386-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the relationship between digital literacy and children's reading in the context of the Pedagogical Residency Program, exploring the use of the TikTok app as a pedagogical tool and the potential of digital technologies in early childhood education. The methodology used was qualitative, as it allows for a more detailed examination of the subject, considering the universe of meanings, cultural practices, and relationships established by children. It involved observations and pedagogical interventions in a CMEI, using TikTok as a mediating tool for readings, traditional games, and nursery rhymes. Based on the data collected, the results indicate that the planned integration of digital technologies can enhance the development of reading, creativity, and cultural understanding in childhood, highlighting the importance of a critical appropriation of these resources by schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTik Tokpt_BR
dc.subjectPrograma de residência pedagógicapt_BR
dc.subjectChildren's readingpt_BR
dc.subjectDigital literacypt_BR
dc.subjectDigital technologies in educationpt_BR
dc.subjectTik Tok in educationpt_BR
dc.subjectPedagogical residency programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRecortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo investigar a relação entre letramento e leitura digital, explorando o uso do aplicativo TikTok como ferramenta pedagógica e a potencialidade das tecnologias digitais na educação infantil, no contexto do Programa de Residência Pedagógica. A metodologia utilizada foi a qualitativa, por permitir um olhar mais minucioso sobre a temática em questão, considerando o universo de significados, práticas culturais e relações estabelecidas pelas crianças. Entre os procedimentos metodológicos foram realizadas observações e intervenções pedagógicas em um CMEI de Maceió/AL, utilizando o TikTok como ferramenta mediadora para leituras, brincadeiras tradicionais e cantigas de roda. Os resultados permitem afirmar que a inserção planejada das tecnologias digitais pode potencializar o desenvolvimento da leitura, da criatividade e da cultura na infância, mas ressalta-se que é necessário uma apropriação crítica desses recursos pela escola.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Recortes do letramento digital - possibilidades e desafios na educacao infantil.pdfRecortes do letramento digital: possibilidades e desafios na educação infantil21.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.