00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência
Autor(es): Silva, Wilson Moreira da
Primeiro Orientador: Santos, Adriana Cavalcanti dos
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Luis, Suzana Maria Barrios
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita, bem como o uso de recursos didáticos, em uma turma com alunos não alfabetizados, e apresentar os dados obtidos a partir das intervenções realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse contexto, destacam-se os desafios do processo de formação inicial de estudantes de Pedagogia por meio do PIBID. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em diários de estudos e de campo, além de diagnósticos iniciais e finais de acompanhamento individualizado dos alunos, propostos pela supervisora do subprojeto Alfabetização e Letramento como práticas significativas e críticas de ser e estar na escola (Luis, 2023). A partir dos diários de estudo e de campo, foi possível observar os encaminhamentos das práticas de alfabetização voltadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com apoio de recursos didáticos. Com a aplicação dos diagnósticos inicial e final, foi possível acompanhar o progresso dos alunos nessas habilidades. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos pibidianos diante da diversidade de níveis de proficiência em leitura e escrita dos alunos, das limitações de recursos materiais e didáticos, e da dificuldade em manter o foco das crianças durante as leituras e atividades propostas pelo livro didático. No entanto, por meio das diversas intervenções propostas pelos licenciandos em Iniciação à Docência em Pedagogia, alcançaram-se resultados satisfatórios, demonstrando melhorias significativas no desempenho dos alunos quanto à fluência e compreensão leitora, bem como na capacidade de elaborar textos coerentes, bem estruturados e sem erros ortográficos.
Abstract: sem abstract
Palavras-chave: Alfabetização
Leitura
Escrita
Pibid
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Wilson Moreira da; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275
Data do documento: 23-abr-2025
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizacao - praticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciacao a docencia.pdfAlfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência403.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.