00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Luis, Suzana Maria Barrios-
dc.creatorSilva, Wilson Moreira da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4904265507753865pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-28T00:29:31Z-
dc.date.available2025-05-27-
dc.date.available2025-05-28T00:29:31Z-
dc.date.issued2025-04-23-
dc.identifier.citationSILVA, Wilson Moreira da; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Alfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2025. 24 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16275-
dc.description.abstractsem abstractpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPibidpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAlfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de leitura e escrita, bem como o uso de recursos didáticos, em uma turma com alunos não alfabetizados, e apresentar os dados obtidos a partir das intervenções realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nesse contexto, destacam-se os desafios do processo de formação inicial de estudantes de Pedagogia por meio do PIBID. A coleta de dados foi realizada por meio de registros em diários de estudos e de campo, além de diagnósticos iniciais e finais de acompanhamento individualizado dos alunos, propostos pela supervisora do subprojeto Alfabetização e Letramento como práticas significativas e críticas de ser e estar na escola (Luis, 2023). A partir dos diários de estudo e de campo, foi possível observar os encaminhamentos das práticas de alfabetização voltadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita com apoio de recursos didáticos. Com a aplicação dos diagnósticos inicial e final, foi possível acompanhar o progresso dos alunos nessas habilidades. Os resultados evidenciaram os desafios enfrentados pelos pibidianos diante da diversidade de níveis de proficiência em leitura e escrita dos alunos, das limitações de recursos materiais e didáticos, e da dificuldade em manter o foco das crianças durante as leituras e atividades propostas pelo livro didático. No entanto, por meio das diversas intervenções propostas pelos licenciandos em Iniciação à Docência em Pedagogia, alcançaram-se resultados satisfatórios, demonstrando melhorias significativas no desempenho dos alunos quanto à fluência e compreensão leitora, bem como na capacidade de elaborar textos coerentes, bem estruturados e sem erros ortográficos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alfabetizacao - praticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciacao a docencia.pdfAlfabetização: práticas e desafios no programa institucional de bolsa de iniciação à docência403.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.