Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso | 
| Título: | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas | 
| Autor(es): | Santos, Adlla Emanuelle Batista dos Morais, Rebeca Ester de França  | 
| Primeiro Orientador: | Torres, Andresso Marques | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ana Karla Loureiro da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Manoel Santos da | 
| Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas, as trajetórias escolares da pessoa idosa em duas escolas alagoanas, considerando o movimento pendular de entradas e saídas, tanto no passado, quanto no presente. Partimos da seguinte problemática: o que narram os sujeitos idosos de duas escolas alagoanas, sobre seus percursos escolares passados e presentes? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista narrativa, em que foram abordadas suas histórias pessoais, memórias escolares, desafios e motivações para permanecerem estudando. Os resultados apontaram dificuldades, especificamente financeiras, vividas no período de suas infâncias, revelando o impacto nas trajetórias desses sujeitos, de modo que tiveram o direito à educação negado. Revelou-se, também, a importância das redes de apoio, que os influenciaram a voltar ao âmbito escolar. Para os idosos entrevistados, voltar à escola e permanecer estudando possui sentidos diversos, dentre os quais: a relação entre os sujeitos na escola – professores e colegas, a troca de experiência, o diálogo e a amizade. As narrativas evidenciaram, ainda, que a permanência escolar na velhice está relacionada ao sentimento de realização pessoal e concretização de sonhos. | 
| Abstract: | Ausente | 
| Palavras-chave: | Idosos-estudantes EJA Permanência escolar Narrativas  | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura | 
| Citação: | SANTOS, Adlla Emanuelle Batista dos; MORAIS, Rebeca Ester de França. Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100 | 
| Data do documento: | 30-ago-2024 | 
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas.pdf | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas | 228.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.