Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Torres, Andresso Marques | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5767546693723657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Ana Karla Loureiro da | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Manoel Santos da | - |
dc.creator | Santos, Adlla Emanuelle Batista dos | - |
dc.creator | Morais, Rebeca Ester de França | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9182746829914949 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7989702930849243 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-28T22:45:44Z | - |
dc.date.available | 2025-04-28 | - |
dc.date.available | 2025-04-28T22:45:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adlla Emanuelle Batista dos; MORAIS, Rebeca Ester de França. Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Idosos-estudantes | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Permanência escolar | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas, as trajetórias escolares da pessoa idosa em duas escolas alagoanas, considerando o movimento pendular de entradas e saídas, tanto no passado, quanto no presente. Partimos da seguinte problemática: o que narram os sujeitos idosos de duas escolas alagoanas, sobre seus percursos escolares passados e presentes? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista narrativa, em que foram abordadas suas histórias pessoais, memórias escolares, desafios e motivações para permanecerem estudando. Os resultados apontaram dificuldades, especificamente financeiras, vividas no período de suas infâncias, revelando o impacto nas trajetórias desses sujeitos, de modo que tiveram o direito à educação negado. Revelou-se, também, a importância das redes de apoio, que os influenciaram a voltar ao âmbito escolar. Para os idosos entrevistados, voltar à escola e permanecer estudando possui sentidos diversos, dentre os quais: a relação entre os sujeitos na escola – professores e colegas, a troca de experiência, o diálogo e a amizade. As narrativas evidenciaram, ainda, que a permanência escolar na velhice está relacionada ao sentimento de realização pessoal e concretização de sonhos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas.pdf | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas | 228.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.