Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas |
Autor(es): | Santos, Adlla Emanuelle Batista dos Morais, Rebeca Ester de França |
Primeiro Orientador: | Torres, Andresso Marques |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ana Karla Loureiro da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Manoel Santos da |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo compreender, por meio das narrativas, as trajetórias escolares da pessoa idosa em duas escolas alagoanas, considerando o movimento pendular de entradas e saídas, tanto no passado, quanto no presente. Partimos da seguinte problemática: o que narram os sujeitos idosos de duas escolas alagoanas, sobre seus percursos escolares passados e presentes? Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa, recorrendo à entrevista narrativa, em que foram abordadas suas histórias pessoais, memórias escolares, desafios e motivações para permanecerem estudando. Os resultados apontaram dificuldades, especificamente financeiras, vividas no período de suas infâncias, revelando o impacto nas trajetórias desses sujeitos, de modo que tiveram o direito à educação negado. Revelou-se, também, a importância das redes de apoio, que os influenciaram a voltar ao âmbito escolar. Para os idosos entrevistados, voltar à escola e permanecer estudando possui sentidos diversos, dentre os quais: a relação entre os sujeitos na escola – professores e colegas, a troca de experiência, o diálogo e a amizade. As narrativas evidenciaram, ainda, que a permanência escolar na velhice está relacionada ao sentimento de realização pessoal e concretização de sonhos. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Idosos-estudantes EJA Permanência escolar Narrativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Adlla Emanuelle Batista dos; MORAIS, Rebeca Ester de França. Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas. 2025. 21 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16100 |
Data do documento: | 30-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas.pdf | Memórias e narrativas dos sujeitos idosos da EJA em duas escolas alagoanas | 228.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.