Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16051
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Reading And Storytelling Practices In early childhood education: experiences and reflections from the Pedagogical Residency Program |
Autor(es): | Silva, Janny Hellen dos Sanbtos |
Primeiro Orientador: | Saraiva, Mariana Rebeca de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maynart, Renata da Costa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Ana Maria dos |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo traçar o surgimento e efetivação do sentimento contemporâneo de infância (explanando diferentes marcadores que definem essa vivência), utilizando-se da etimologia de palavras como criança e infância para traçar uma linha explicativa que conta o percurso percorrido até que fossem criadas e efetivadas leis que garantem e protegem os direito desses sujeitos à saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc. Além disso, será levantado ao longo do texto alguns motivos que levam as crianças em idade pré-escolar a não frequentarem essa instituição, utilizando relatos e vivências da autora para exemplificar como a creche e a pré-escola ainda é incompreendida — e também refletir sobre como as situações de risco e vulnerabilidade social podem impactar na ausência dessas crianças nesse espaço de socialização. |
Abstract: | This paper aims to trace the emergence and implementation of the contemporary feeling of childhood (explaining different markers that define this experience), using the etymology of words such as child and childhood to outline an explanatory line that tells the story of the path taken until laws were created and implemented to guarantee and protect the rights of these individuals to health, education, food, housing, leisure, etc. In addition, some reasons that lead preschool-age children to not attend this institution will be raised throughout the text, using the author's accounts and experiences to exemplify how daycare and preschool are still misunderstood — and also to reflect on how situations of risk and social vulnerability can impact the absence of these children in this space of socialization. RESUMEN El presente trabajo pretende rastrear el surgimiento e implementación del sentimiento contemporáneo de infancia (explicando diferentes marcadores que definen esta experiencia), utilizando la etimología de palabras como niño e infancia para trazar una línea explicativa que cuente el camino recorrido hasta su creación. e implementó leyes que garantizan y protegen los derechos de estos sujetos a la salud, la educación, la alimentación, la vivienda, el ocio, etc. Además, a lo largo del texto se plantearán algunas razones que llevan a los niños en edad preescolar a no asistir a esta institución, utilizando los relatos y experiencias de la autora para ejemplificar cómo la guardería y el preescolar aún son incomprendidos – y también reflexionar sobre cómo las situaciones de riesgo y vulnerabilidad social pueden impactar la ausencia de estos niños en este espacio de socialización. |
Palavras-chave: | Criança Infância Direitos da criança Educação infantil Ausência escolar Child Childhood Children's rights Eraly childhood education School absence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SILVA, Janny Hellen dos Santos. Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino. 2025. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16051 |
Data do documento: | 6-dez-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infância e Educação Infantil.pdf | Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino | 764.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.