00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Saraiva, Mariana Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.contributor.referee1Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.referee2Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.referee3Santos, Ana Maria dos-
dc.creatorSilva, Janny Hellen dos Sanbtos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126251910486107pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-17T14:33:07Z-
dc.date.available2025-04-17-
dc.date.available2025-04-17T14:33:07Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.identifier.citationSILVA, Janny Hellen dos Santos. Infância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensino. 2025. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/16051-
dc.description.abstractThis paper aims to trace the emergence and implementation of the contemporary feeling of childhood (explaining different markers that define this experience), using the etymology of words such as child and childhood to outline an explanatory line that tells the story of the path taken until laws were created and implemented to guarantee and protect the rights of these individuals to health, education, food, housing, leisure, etc. In addition, some reasons that lead preschool-age children to not attend this institution will be raised throughout the text, using the author's accounts and experiences to exemplify how daycare and preschool are still misunderstood — and also to reflect on how situations of risk and social vulnerability can impact the absence of these children in this space of socialization.pt_BR
dc.description.abstractRESUMEN El presente trabajo pretende rastrear el surgimiento e implementación del sentimiento contemporáneo de infancia (explicando diferentes marcadores que definen esta experiencia), utilizando la etimología de palabras como niño e infancia para trazar una línea explicativa que cuente el camino recorrido hasta su creación. e implementó leyes que garantizan y protegen los derechos de estos sujetos a la salud, la educación, la alimentación, la vivienda, el ocio, etc. Además, a lo largo del texto se plantearán algunas razones que llevan a los niños en edad preescolar a no asistir a esta institución, utilizando los relatos y experiencias de la autora para ejemplificar cómo la guardería y el preescolar aún son incomprendidos – y también reflexionar sobre cómo las situaciones de riesgo y vulnerabilidad social pueden impactar la ausencia de estos niños en este espacio de socialización.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDireitos da criançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAusência escolarpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectChildhoodpt_BR
dc.subjectChildren's rightspt_BR
dc.subjectEraly childhood educationpt_BR
dc.subjectSchool absencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInfância e educação infantil: refletindo os impactos da educação infantil no desenvolvimento da criança e os motivos da ausência escolar nessa etapa de ensinopt_BR
dc.title.alternativeReading And Storytelling Practices In early childhood education: experiences and reflections from the Pedagogical Residency Programpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo traçar o surgimento e efetivação do sentimento contemporâneo de infância (explanando diferentes marcadores que definem essa vivência), utilizando-se da etimologia de palavras como criança e infância para traçar uma linha explicativa que conta o percurso percorrido até que fossem criadas e efetivadas leis que garantem e protegem os direito desses sujeitos à saúde, educação, alimentação, moradia, lazer, etc. Além disso, será levantado ao longo do texto alguns motivos que levam as crianças em idade pré-escolar a não frequentarem essa instituição, utilizando relatos e vivências da autora para exemplificar como a creche e a pré-escola ainda é incompreendida — e também refletir sobre como as situações de risco e vulnerabilidade social podem impactar na ausência dessas crianças nesse espaço de socialização.pt_BR
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