00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação
Autor(es): Paranhos, Cherly Lima de Souza
Primeiro Orientador: Ferreira, Paulo Nin
metadata.dc.contributor.referee1: Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Maynart, Renata da Costa
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar relatos memorialistas sobre brincadeiras de infância, produzidos por licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2016 e 2020, buscando responder em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado crenças, práticas e concepções acerca das brincadeiras no desenvolvimento das crianças e como essa ação de rememorar o “Eu brincante” contribui com a formação profissional. O estudo é de natureza qualitativa, sob ponto de vista na análise de conteúdo, a qual tomou-se com base para a organização de dados proposta por Moraes (1999). Esta pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos que discutem o método biográfico, a formação profissional e a cultura do brincar, baseadas nos autores: Passeggi (2016, 2010), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014), Corsaro (2011, 2002), Vigotski, (2008, 2009), Borba (2006), dentre outros. Os resultados apontam para o fato de que os relatos memorialistas possibilitam aos sujeitos em processo de formação profissional uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes passaram pelo processo de refletir sobre sua própria prática, desenvolvendo um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças.
Abstract: Ausente
Palavras-chave: Brincadeiras
Memorial de Formação
Formação de Professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: PARANHOS, Cherly Lima de Souza. Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896
Data do documento: 23-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativa autobiográfica_memórias de infância de professores em formação.pdfNarrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação393.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.