Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação |
Autor(es): | Paranhos, Cherly Lima de Souza |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Paulo Nin |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz |
metadata.dc.contributor.referee2: | Maynart, Renata da Costa |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar relatos memorialistas sobre brincadeiras de infância, produzidos por licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2016 e 2020, buscando responder em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado crenças, práticas e concepções acerca das brincadeiras no desenvolvimento das crianças e como essa ação de rememorar o “Eu brincante” contribui com a formação profissional. O estudo é de natureza qualitativa, sob ponto de vista na análise de conteúdo, a qual tomou-se com base para a organização de dados proposta por Moraes (1999). Esta pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos que discutem o método biográfico, a formação profissional e a cultura do brincar, baseadas nos autores: Passeggi (2016, 2010), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014), Corsaro (2011, 2002), Vigotski, (2008, 2009), Borba (2006), dentre outros. Os resultados apontam para o fato de que os relatos memorialistas possibilitam aos sujeitos em processo de formação profissional uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes passaram pelo processo de refletir sobre sua própria prática, desenvolvendo um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. |
Abstract: | Ausente |
Palavras-chave: | Brincadeiras Memorial de Formação Formação de Professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | PARANHOS, Cherly Lima de Souza. Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896 |
Data do documento: | 23-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativa autobiográfica_memórias de infância de professores em formação.pdf | Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação | 393.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.