Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Paulo Nin | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2180367432306483 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2979996984946203 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maynart, Renata da Costa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2491547246152213 | pt_BR |
dc.creator | Paranhos, Cherly Lima de Souza | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7998711302973972 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T15:12:43Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T15:12:43Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-23 | - |
dc.identifier.citation | PARANHOS, Cherly Lima de Souza. Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Memorial de Formação | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objetivo analisar relatos memorialistas sobre brincadeiras de infância, produzidos por licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2016 e 2020, buscando responder em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado crenças, práticas e concepções acerca das brincadeiras no desenvolvimento das crianças e como essa ação de rememorar o “Eu brincante” contribui com a formação profissional. O estudo é de natureza qualitativa, sob ponto de vista na análise de conteúdo, a qual tomou-se com base para a organização de dados proposta por Moraes (1999). Esta pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos que discutem o método biográfico, a formação profissional e a cultura do brincar, baseadas nos autores: Passeggi (2016, 2010), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014), Corsaro (2011, 2002), Vigotski, (2008, 2009), Borba (2006), dentre outros. Os resultados apontam para o fato de que os relatos memorialistas possibilitam aos sujeitos em processo de formação profissional uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes passaram pelo processo de refletir sobre sua própria prática, desenvolvendo um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativa autobiográfica_memórias de infância de professores em formação.pdf | Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação | 393.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.