00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Paulo Nin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180367432306483pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Rosângela Oliveira Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979996984946203pt_BR
dc.contributor.referee2Maynart, Renata da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2491547246152213pt_BR
dc.creatorParanhos, Cherly Lima de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7998711302973972pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T15:12:43Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T15:12:43Z-
dc.date.issued2024-08-23-
dc.identifier.citationPARANHOS, Cherly Lima de Souza. Narrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação. 2025. 23 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15896-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectMemorial de Formaçãopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNarrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivo analisar relatos memorialistas sobre brincadeiras de infância, produzidos por licenciandos em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, entre os anos de 2016 e 2020, buscando responder em que medida o futuro professor apresenta indícios de ter ressignificado crenças, práticas e concepções acerca das brincadeiras no desenvolvimento das crianças e como essa ação de rememorar o “Eu brincante” contribui com a formação profissional. O estudo é de natureza qualitativa, sob ponto de vista na análise de conteúdo, a qual tomou-se com base para a organização de dados proposta por Moraes (1999). Esta pesquisa fundamenta-se em pressupostos teóricos que discutem o método biográfico, a formação profissional e a cultura do brincar, baseadas nos autores: Passeggi (2016, 2010), Tardif (2002), Ferrarotti (1991), Josso (2014), Corsaro (2011, 2002), Vigotski, (2008, 2009), Borba (2006), dentre outros. Os resultados apontam para o fato de que os relatos memorialistas possibilitam aos sujeitos em processo de formação profissional uma ressignificação sobre o brincar, uma vez que no movimento de ida e volta de suas memórias, os estudantes passaram pelo processo de refletir sobre sua própria prática, desenvolvendo um olhar mais sensível sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativa autobiográfica_memórias de infância de professores em formação.pdfNarrativa autobiográfica: memórias de infância de professores em formação393.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.