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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Melo, Kátia Maria Silva de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5375151893852187 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Abdizia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee2 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.creator | Lima, Bruna Regina da Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8612203721589044 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T15:10:45Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03 | - |
dc.date.available | 2025-04-03T15:10:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Bruna Regina da Silva. Diretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputa. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15895 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject | Cursos de licenciatura | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Diretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma análise das diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura presentes na Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, confrontando-as com a Resolução CNE/CP nº 02 de 2015. Objetivamos analisar o discurso oficial presente em tal Resolução, de maneira a explicar que as diretrizes propostas em 2019 se referem a conjuntura política do ano de 2016. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Análise do Discurso (AD), filiada à Pêcheux, que considera o texto enquanto materialidade do discurso, produzido em determinadas condições histórico-sociais e a Pedagogia Histórico-Crítica, fundada por Dermeval Saviani, norteada pelo Materialismo Histórico-Dialético. Segundo a AD, o discurso produzido tem vestígios de discursos anteriores, de palavras, frases ou sentenças que não são puramente ditas, mas fazem parte de uma posição histórica, política e ideológica. Visando realizar a análise referida, selecionamos sequências discursivas da Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 e CNE/CP nº 2 de 2015, focalizando o currículo da formação de professores da Educação Básica e chegamos à conclusão de que o discurso oficial da Resolução de 2019 se filia aos interesses da burguesia, a ideologia capitalista e neoliberal. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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