00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Kátia Maria Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5375151893852187pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.creatorLima, Bruna Regina da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8612203721589044pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T15:10:45Z-
dc.date.available2025-04-03-
dc.date.available2025-04-03T15:10:45Z-
dc.date.issued2025-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, Bruna Regina da Silva. Diretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputa. 2025. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15895-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDiretrizes curricularespt_BR
dc.subjectCursos de licenciaturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDiretrizes curriculares para a formação docente: concepções em disputapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma análise das diretrizes curriculares para os cursos de licenciatura presentes na Resolução CNE/CP nº 2 de 2019, confrontando-as com a Resolução CNE/CP nº 02 de 2015. Objetivamos analisar o discurso oficial presente em tal Resolução, de maneira a explicar que as diretrizes propostas em 2019 se referem a conjuntura política do ano de 2016. Como referencial teórico-metodológico utilizamos a Análise do Discurso (AD), filiada à Pêcheux, que considera o texto enquanto materialidade do discurso, produzido em determinadas condições histórico-sociais e a Pedagogia Histórico-Crítica, fundada por Dermeval Saviani, norteada pelo Materialismo Histórico-Dialético. Segundo a AD, o discurso produzido tem vestígios de discursos anteriores, de palavras, frases ou sentenças que não são puramente ditas, mas fazem parte de uma posição histórica, política e ideológica. Visando realizar a análise referida, selecionamos sequências discursivas da Resolução CNE/CP nº 2 de 2019 e CNE/CP nº 2 de 2015, focalizando o currículo da formação de professores da Educação Básica e chegamos à conclusão de que o discurso oficial da Resolução de 2019 se filia aos interesses da burguesia, a ideologia capitalista e neoliberal.pt_BR
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