00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janio Nunes dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8376735649742184pt_BR
dc.creatorSantos, Divaneide dos-
dc.creatorAraújo, Joyce dos Santos Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5094001777032854pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1116034934587082pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-27T23:53:34Z-
dc.date.available2025-03-27-
dc.date.available2025-03-27T23:53:34Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Divaneide dos; ARAÚJO, Joyce dos Santos Lima. Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838-
dc.description.abstractAusentept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas de Alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Alfabetizapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePrograma Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo objetivou analisar as concepções de professoras alfabetizadoras da rede municipal de Maceió em relação ao Programa Alfabetiza Maceió (2021). A presente pesquisa constitui um recorte dos resultados encontrados na pesquisa“Alfabetização: Estudo, pesquisa e análise das ações políticas e das estratégias didáticas para recuperação das aprendizagens em Alagoas” (Santos, 2022), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas - FAPEAL. Tem como fundamentação teórica os estudos de Soares (2006; 2018), Nóvoa (2002), entre outros, os quais possuem como objeto teórico-metodológico Alfabetização e Letramento e formação docente. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa (Gerhardt; Silveira, 2009). Para a coleta do corpus de análise, utilizamos entrevistas semiestruturadas (Minayo, 1996) e a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que as docentes entrevistadas reconhecem o Programa como uma ferramenta importante para aprimorar a alfabetização no período pós-pandemia, sobretudo na defasagem observada nas crianças alfabetizadas neste período. No entanto, elas também destacam os desafios enfrentados no ambiente escolar para efetivar o Programa de acordo com algumas metas estabelecidas em suas diretrizes, pois os profissionais da educação enfrentavam dificuldades para colocá-las em prática. Essas dificuldades estavam relacionadas à adaptar o referido Programa a contextos específicos da sala de aula, como o pouco tempo necessário para a realização das atividades e a falta de inovação nas formações continuadas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa Alfabetiza Maceió_uma análise do discurso docente.pdfPrograma Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente608.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.