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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Janio Nunes dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8376735649742184 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Divaneide dos | - |
dc.creator | Araújo, Joyce dos Santos Lima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5094001777032854 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1116034934587082 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-27T23:53:34Z | - |
dc.date.available | 2025-03-27 | - |
dc.date.available | 2025-03-27T23:53:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-19 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Divaneide dos; ARAÚJO, Joyce dos Santos Lima. Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente. 2025. 26 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15838 | - |
dc.description.abstract | Ausente | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Programa Alfabetiza | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo objetivou analisar as concepções de professoras alfabetizadoras da rede municipal de Maceió em relação ao Programa Alfabetiza Maceió (2021). A presente pesquisa constitui um recorte dos resultados encontrados na pesquisa“Alfabetização: Estudo, pesquisa e análise das ações políticas e das estratégias didáticas para recuperação das aprendizagens em Alagoas” (Santos, 2022), financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Alagoas - FAPEAL. Tem como fundamentação teórica os estudos de Soares (2006; 2018), Nóvoa (2002), entre outros, os quais possuem como objeto teórico-metodológico Alfabetização e Letramento e formação docente. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo de abordagem qualitativa (Gerhardt; Silveira, 2009). Para a coleta do corpus de análise, utilizamos entrevistas semiestruturadas (Minayo, 1996) e a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os resultados indicam que as docentes entrevistadas reconhecem o Programa como uma ferramenta importante para aprimorar a alfabetização no período pós-pandemia, sobretudo na defasagem observada nas crianças alfabetizadas neste período. No entanto, elas também destacam os desafios enfrentados no ambiente escolar para efetivar o Programa de acordo com algumas metas estabelecidas em suas diretrizes, pois os profissionais da educação enfrentavam dificuldades para colocá-las em prática. Essas dificuldades estavam relacionadas à adaptar o referido Programa a contextos específicos da sala de aula, como o pouco tempo necessário para a realização das atividades e a falta de inovação nas formações continuadas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Programa Alfabetiza Maceió_uma análise do discurso docente.pdf | Programa Alfabetiza Maceió: uma análise do discurso docente | 608.24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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