Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica |
Autor(es): | Santos, Lana Gabriele dos |
Primeiro Orientador: | Viana, Maria Aparecida Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Felix, Jeane da Silva |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira |
Resumo: | O presente artigo, que trata sobre aula inovadora e inclusiva no ensino remoto visando o aprendizado ativo, é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, a qual se dá em decorrência aos acontecimentos da pandemia da COVID-19, período que de surpresa para todos pela forma repentina e desordenada de suas ocorrências. Com a mudança no formato das aulas, houve a necessidade dos docentes obterem a apropriação das competências digitais necessárias e da reinvenção das aulas. Com isso, foi definido o seguinte problema de pesquisa: Quais aprendizados o ensino remoto traz para a proposição de aulas inovadoras e inclusivas na educação básica?. Este estudo tem como objetivo refletirmos aprendizados decorrentes do ensino remoto que auxiliam na proposição de aulas inovadoras e inclusivas. A análise dos dados coletados está fundamentada na abordagem qualitativa, partindo de uma perspectiva descritiva. Os resultados apontaram que a inserção da aprendizagem ativa com aulas inovadoras e inclusivas no contexto educativo aprimora de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Conclui-se, que a relevância das aulas inovadoras e inclusivas contribuem de forma significativa com a construção de indivíduos críticos e participativos professores da Educação Básica. |
Abstract: | não tem |
Palavras-chave: | Aula Inovadora e Inclusiva Metodologias Ativas Ensino Remoto |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Lana Gabriele dos. Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711 |
Data do documento: | 21-fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aula inovadora e inclusiva para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.