Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Viana, Maria Aparecida Pereira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842179916349442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Felix, Jeane da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Mercado, Elisangela Leal de Oliveira | - |
dc.creator | Santos, Lana Gabriele dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T18:49:01Z | - |
dc.date.available | 2025-03-10 | - |
dc.date.available | 2025-03-10T18:49:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Lana Gabriele dos. Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aula Inovadora e Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo, que trata sobre aula inovadora e inclusiva no ensino remoto visando o aprendizado ativo, é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, a qual se dá em decorrência aos acontecimentos da pandemia da COVID-19, período que de surpresa para todos pela forma repentina e desordenada de suas ocorrências. Com a mudança no formato das aulas, houve a necessidade dos docentes obterem a apropriação das competências digitais necessárias e da reinvenção das aulas. Com isso, foi definido o seguinte problema de pesquisa: Quais aprendizados o ensino remoto traz para a proposição de aulas inovadoras e inclusivas na educação básica?. Este estudo tem como objetivo refletirmos aprendizados decorrentes do ensino remoto que auxiliam na proposição de aulas inovadoras e inclusivas. A análise dos dados coletados está fundamentada na abordagem qualitativa, partindo de uma perspectiva descritiva. Os resultados apontaram que a inserção da aprendizagem ativa com aulas inovadoras e inclusivas no contexto educativo aprimora de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Conclui-se, que a relevância das aulas inovadoras e inclusivas contribuem de forma significativa com a construção de indivíduos críticos e participativos professores da Educação Básica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aula inovadora e inclusiva para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica.pdf | 3.86 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.