00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Viana, Maria Aparecida Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5842179916349442pt_BR
dc.contributor.referee1Felix, Jeane da Silva-
dc.contributor.referee2Mercado, Elisangela Leal de Oliveira-
dc.creatorSantos, Lana Gabriele dos-
dc.date.accessioned2025-03-10T18:49:01Z-
dc.date.available2025-03-10-
dc.date.available2025-03-10T18:49:01Z-
dc.date.issued2024-02-21-
dc.identifier.citationSANTOS, Lana Gabriele dos. Aula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15711-
dc.description.abstractnão tempt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAula Inovadora e Inclusivapt_BR
dc.subjectMetodologias Ativaspt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAula inovadora e inclusiva: para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, que trata sobre aula inovadora e inclusiva no ensino remoto visando o aprendizado ativo, é fruto de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, a qual se dá em decorrência aos acontecimentos da pandemia da COVID-19, período que de surpresa para todos pela forma repentina e desordenada de suas ocorrências. Com a mudança no formato das aulas, houve a necessidade dos docentes obterem a apropriação das competências digitais necessárias e da reinvenção das aulas. Com isso, foi definido o seguinte problema de pesquisa: Quais aprendizados o ensino remoto traz para a proposição de aulas inovadoras e inclusivas na educação básica?. Este estudo tem como objetivo refletirmos aprendizados decorrentes do ensino remoto que auxiliam na proposição de aulas inovadoras e inclusivas. A análise dos dados coletados está fundamentada na abordagem qualitativa, partindo de uma perspectiva descritiva. Os resultados apontaram que a inserção da aprendizagem ativa com aulas inovadoras e inclusivas no contexto educativo aprimora de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem durante o ensino remoto. Conclui-se, que a relevância das aulas inovadoras e inclusivas contribuem de forma significativa com a construção de indivíduos críticos e participativos professores da Educação Básica.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aula inovadora e inclusiva para o aprendizado ativo durante o ensino remoto na educação básica.pdf3.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.