00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública
Autor(es): Silva, Matheus Vieira da
Primeiro Orientador: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: LIma, Paulo Gomes
Resumo: A partir da década de 1990 o Brasil passou por mudanças em suas organizações socais e educativas, as chamadas reformas do Estado. Através delas, as bases socais, inclusive a educativa, reconfiguraram suas políticas, projetos e dinâmicas, passando de um modelo burocrático para um sistema gerencial. Para certificar-se da realização dessas mudanças, o Estado passou a adotar estratégias como as avaliações em larga escala para fiscalizar tais realizações. Por isso, este trabalho tem como objetivo destacar as mudanças político - educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas; sistematizar as produções, teses e dissertações, sobre a cultura da avaliação nos últimos quatorze anos (2011-2024); e discutir sobre os processos político-pedagógicos e suas influências na escola por meio da cultura da avaliação. Como pergunta de pesquisa foi desenvolvida a seguinte: quais são/foram as mudanças político-educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas no contexto da cultura de avaliação pós-1990? A metodologia da pesquisa esteve centrada em uma abordagem qualitativa e um estudo exploratório, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura, analisando os contextos e realidades que permeiam o objeto da discussão e apresentando contribuições para o campo da pesquisa em análise. Os resultados desse trabalho indicaram que com a reconfiguração do Estado as escolas reconfiguraram suas organizações e incorporaram gradualmente em seu cotidiano as projeções do Estado e que por meio de políticas de avaliação, como as avaliações em larga escala, ele regulariza e fiscaliza as práticas educativas as adaptando aos seus ideais, formando a sociedade, por meio da escola, conforme as ideologias dos grupos políticos que o administra.
Abstract: não tem
Palavras-chave: Avaliação na educação
Escola pública
Estado avaliador
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Matheus Vieira da. A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública. 2024. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710
Data do documento: 30-jul-2024
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