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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Silva, Givanildo da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3702199251733170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Inalda Maria dos | - |
dc.contributor.referee2 | LIma, Paulo Gomes | - |
dc.creator | Silva, Matheus Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T16:18:57Z | - |
dc.date.available | 2025-03-07 | - |
dc.date.available | 2025-03-10T16:18:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Matheus Vieira da. A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública. 2024. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15710 | - |
dc.description.abstract | não tem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação na educação | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Estado avaliador | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A cultura da avaliação e sua repercussão na escola pública | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir da década de 1990 o Brasil passou por mudanças em suas organizações socais e educativas, as chamadas reformas do Estado. Através delas, as bases socais, inclusive a educativa, reconfiguraram suas políticas, projetos e dinâmicas, passando de um modelo burocrático para um sistema gerencial. Para certificar-se da realização dessas mudanças, o Estado passou a adotar estratégias como as avaliações em larga escala para fiscalizar tais realizações. Por isso, este trabalho tem como objetivo destacar as mudanças político - educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas; sistematizar as produções, teses e dissertações, sobre a cultura da avaliação nos últimos quatorze anos (2011-2024); e discutir sobre os processos político-pedagógicos e suas influências na escola por meio da cultura da avaliação. Como pergunta de pesquisa foi desenvolvida a seguinte: quais são/foram as mudanças político-educacionais nas orientações do processo de organização das escolas públicas no contexto da cultura de avaliação pós-1990? A metodologia da pesquisa esteve centrada em uma abordagem qualitativa e um estudo exploratório, tendo como técnica a Revisão Sistemática da Literatura, analisando os contextos e realidades que permeiam o objeto da discussão e apresentando contribuições para o campo da pesquisa em análise. Os resultados desse trabalho indicaram que com a reconfiguração do Estado as escolas reconfiguraram suas organizações e incorporaram gradualmente em seu cotidiano as projeções do Estado e que por meio de políticas de avaliação, como as avaliações em larga escala, ele regulariza e fiscaliza as práticas educativas as adaptando aos seus ideais, formando a sociedade, por meio da escola, conforme as ideologias dos grupos políticos que o administra. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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