Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC |
Autor(es): | Bernardo, Maira Fernanda Ferreira |
Primeiro Orientador: | Silva, José Anderson de Lima e |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Marcos Ranieri da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Elaine Cristine de Souza |
Resumo: | No cenário atual, é fundamental que o professor incentive os estudantes a aperfeiçoarem suas habilidades. Para isso, é necessário adotar uma metodologia eficaz que promova um desenvolvimento significativo no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na resolução de problemas de geometria. Cabe ressaltar que, à medida que o estudante se propõe a consolidar o seu conhecimento, sua aprendizagem passa a ser motivacional. Logo, sugere que o professor apresente ao aluno, ferramentas cabíveis e capaz de melhorar o seu desempenho, além de tornar a rotina com mais objetividade, essencialmente na educação básica, onde são avaliadas as disciplinas de matemática e português. Para contemplar a nossa temática, essencialmente a matemática precisa ser apresentada com potencialidade, haja vista que o objetivo do Sistema da Educação Básica (SAEB) e a Base Comum Curricular (BNCC) é comumente avaliar e elevar a qualidade do ensino. Este trabalho tem a sua especificidade voltada para a matemática e a geometria, visando a obtenção de bons resultados para alcançar as diretrizes estabelecidas pelo SAEB e BNCC. Sendo inerente ao contexto, é necessário adotar métodos que estimulem os estudantes a desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos, preconizando o processo evolutivo da educação básica, resultando em uma estatística melhor no desenvolvimento das avaliações propostas. Para isso, foram selecionados problemas da OBMEP para serem aplicados em sala de aula, utilizando a metodologia de resolução de problemas. |
Abstract: | In the current scenario, it is crucial for teachers to encourage students to improve their skills. Therefore, it is necessary to adopt an effective methodology that promotes significant development in the teaching and learning process, especially in solving geometry problems. It is important to emphasize that as students aim to consolidate their knowledge, their learning becomes motivational. Hence, it suggests that teachers provide students with appropriate tools capable of enhancing their performance and making their routine more objective, especially in basic education where subjects like mathematics and Portuguese are assessed. To address our theme, particularly mathematics needs to be presented with potency, considering that the goal of the Basic Education System (SAEB) and the Common Core Curriculum (BNCC) is to consistently assess and elevate the quality of education. This work specifically focuses on mathematics and geometry, aiming to achieve good results to meet the guidelines established by SAEB and BNCC. It is essential to adopt methods that stimulate students to develop their skills and broaden their knowledge, advocating for the evolutionary process of basic education, resulting in improved statistics in the proposed assessments. To achieve this, problems from OBMEP have been selected to be applied in the classroom using problem-solving methodology. |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Resolução de problemas Geometria Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Mathematics Geometry Basic education SAEB BNCC Quality Development Skills Results |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | BERNARDO, Maira Fernanda Ferreira. Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644 |
Data do documento: | 17-abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC.pdf | Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC | 568.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.