00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC
Autor(es): Bernardo, Maira Fernanda Ferreira
Primeiro Orientador: Silva, José Anderson de Lima e
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Marcos Ranieri da
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elaine Cristine de Souza
Resumo: No cenário atual, é fundamental que o professor incentive os estudantes a aperfeiçoarem suas habilidades. Para isso, é necessário adotar uma metodologia eficaz que promova um desenvolvimento significativo no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na resolução de problemas de geometria. Cabe ressaltar que, à medida que o estudante se propõe a consolidar o seu conhecimento, sua aprendizagem passa a ser motivacional. Logo, sugere que o professor apresente ao aluno, ferramentas cabíveis e capaz de melhorar o seu desempenho, além de tornar a rotina com mais objetividade, essencialmente na educação básica, onde são avaliadas as disciplinas de matemática e português. Para contemplar a nossa temática, essencialmente a matemática precisa ser apresentada com potencialidade, haja vista que o objetivo do Sistema da Educação Básica (SAEB) e a Base Comum Curricular (BNCC) é comumente avaliar e elevar a qualidade do ensino. Este trabalho tem a sua especificidade voltada para a matemática e a geometria, visando a obtenção de bons resultados para alcançar as diretrizes estabelecidas pelo SAEB e BNCC. Sendo inerente ao contexto, é necessário adotar métodos que estimulem os estudantes a desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos, preconizando o processo evolutivo da educação básica, resultando em uma estatística melhor no desenvolvimento das avaliações propostas. Para isso, foram selecionados problemas da OBMEP para serem aplicados em sala de aula, utilizando a metodologia de resolução de problemas.
Abstract: In the current scenario, it is crucial for teachers to encourage students to improve their skills. Therefore, it is necessary to adopt an effective methodology that promotes significant development in the teaching and learning process, especially in solving geometry problems. It is important to emphasize that as students aim to consolidate their knowledge, their learning becomes motivational. Hence, it suggests that teachers provide students with appropriate tools capable of enhancing their performance and making their routine more objective, especially in basic education where subjects like mathematics and Portuguese are assessed. To address our theme, particularly mathematics needs to be presented with potency, considering that the goal of the Basic Education System (SAEB) and the Common Core Curriculum (BNCC) is to consistently assess and elevate the quality of education. This work specifically focuses on mathematics and geometry, aiming to achieve good results to meet the guidelines established by SAEB and BNCC. It is essential to adopt methods that stimulate students to develop their skills and broaden their knowledge, advocating for the evolutionary process of basic education, resulting in improved statistics in the proposed assessments. To achieve this, problems from OBMEP have been selected to be applied in the classroom using problem-solving methodology.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Resolução de problemas
Geometria
Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Mathematics
Geometry
Basic education
SAEB
BNCC
Quality
Development
Skills
Results
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: BERNARDO, Maira Fernanda Ferreira. Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644
Data do documento: 17-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC.pdfResolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC568.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.