00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, José Anderson de Lima e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8891402543711601pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcos Ranieri da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1344443275065790pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Elaine Cristine de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1664133162526091pt_BR
dc.creatorBernardo, Maira Fernanda Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1028302426030184pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-27T14:59:15Z-
dc.date.available2025-02-27-
dc.date.available2025-02-27T14:59:15Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationBERNARDO, Maira Fernanda Ferreira. Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC. 2025. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15644-
dc.description.abstractIn the current scenario, it is crucial for teachers to encourage students to improve their skills. Therefore, it is necessary to adopt an effective methodology that promotes significant development in the teaching and learning process, especially in solving geometry problems. It is important to emphasize that as students aim to consolidate their knowledge, their learning becomes motivational. Hence, it suggests that teachers provide students with appropriate tools capable of enhancing their performance and making their routine more objective, especially in basic education where subjects like mathematics and Portuguese are assessed. To address our theme, particularly mathematics needs to be presented with potency, considering that the goal of the Basic Education System (SAEB) and the Common Core Curriculum (BNCC) is to consistently assess and elevate the quality of education. This work specifically focuses on mathematics and geometry, aiming to achieve good results to meet the guidelines established by SAEB and BNCC. It is essential to adopt methods that stimulate students to develop their skills and broaden their knowledge, advocating for the evolutionary process of basic education, resulting in improved statistics in the proposed assessments. To achieve this, problems from OBMEP have been selected to be applied in the classroom using problem-solving methodology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular (BNCC)pt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectBasic educationpt_BR
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectResultspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleResolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCCpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNo cenário atual, é fundamental que o professor incentive os estudantes a aperfeiçoarem suas habilidades. Para isso, é necessário adotar uma metodologia eficaz que promova um desenvolvimento significativo no processo de ensino e aprendizagem, especialmente na resolução de problemas de geometria. Cabe ressaltar que, à medida que o estudante se propõe a consolidar o seu conhecimento, sua aprendizagem passa a ser motivacional. Logo, sugere que o professor apresente ao aluno, ferramentas cabíveis e capaz de melhorar o seu desempenho, além de tornar a rotina com mais objetividade, essencialmente na educação básica, onde são avaliadas as disciplinas de matemática e português. Para contemplar a nossa temática, essencialmente a matemática precisa ser apresentada com potencialidade, haja vista que o objetivo do Sistema da Educação Básica (SAEB) e a Base Comum Curricular (BNCC) é comumente avaliar e elevar a qualidade do ensino. Este trabalho tem a sua especificidade voltada para a matemática e a geometria, visando a obtenção de bons resultados para alcançar as diretrizes estabelecidas pelo SAEB e BNCC. Sendo inerente ao contexto, é necessário adotar métodos que estimulem os estudantes a desenvolver suas habilidades e ampliar seus conhecimentos, preconizando o processo evolutivo da educação básica, resultando em uma estatística melhor no desenvolvimento das avaliações propostas. Para isso, foram selecionados problemas da OBMEP para serem aplicados em sala de aula, utilizando a metodologia de resolução de problemas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC.pdfResolução de problemas de geometria visando o desenvolvimento de habilidades descritas no SAEB e na BNCC568.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.