06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Messias da Silva-
dc.creatorBarros, Maria do Socorro Ariel de-
dc.date.accessioned2025-02-21T13:31:15Z-
dc.date.available2025-02-21-
dc.date.available2025-02-21T13:31:15Z-
dc.date.issued2024-11-23-
dc.identifier.citationBARROS, Maria do Socorro Ariel de. Os jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças: experiências de estágio supervisionado na educação infantil. 56 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15539-
dc.description.abstractThe present work consists of resolving a question that arose during the supervising internship II: how can we contribute to the development of children in an attractive and fun way, providing their interest and focus on educational activities? To achieve the objective of this work, qualitative research of the experience report type was used, and participant observation was used as a data collection instrument. In this sense, we generally aim to enable attractive and fun learning, in a way that stimulates children's curiosity and interest through the fun of educational games. The theoretical contributions are made through the contributions of Kishimoto (1999), Áries (1981), Heywood (2004), Goés (2008), Nallin (2005), Piaget (1978) among others. Foundations related to the legal system were also used: Federal Constitution – CF (1988); Education Guidelines and Bases Law – LDB (1996); National Common Curricular Base – BNCC (2018); Curricular Reference for Early Childhood Education – RCNEI (1998); National Curricular Guidelines for Early Childhood Education – DCNEI (2010). The data were produced at the Municipal Center for Early Childhood Education in Pariconha, based on internship experiences developed at Preschool I (4 and 5 years old). Through photographs and written records, we built discussions and analyzes that highlight the importance of pedagogical games as a learning, integration and socialization tool for children in Early Childhood Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectSocialização infantilpt_BR
dc.subjectIntegração infantilpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPedagogical gamespt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectChildpt_BR
dc.subjectJokept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleOs jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças experiências de estágio supervisionado na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em resolver um questionamento que surgiu durante o estágio supervisionando II: de que forma podemos contribuir com o desenvolvimento das crianças de maneira atrativa e divertida, proporcionando seu interesse e foco nas atividades educativas? Para atingir o objetivo deste trabalho foi utilizada a pesquisa qualitativa do tipo relato de experiência, e como instrumento de coleta de dados a observação participante. Neste sentido, objetivamos de forma geral, possibilitar uma aprendizagem atrativa e divertida, de modo que estimule a curiosidade e interesse das crianças através da ludicidade dos jogos pedagógicos. Os aportes teóricos se dão através das contribuições de Kishimoto (1999), Áries (1981), Heywood (2004), Goés (2008), Nallin (2005), Piaget (1978) dentre outros. Também foram utilizadas fundamentações relacionadas ao ordenamento legal: Constituição Federal – CF (1988); Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB (1996); Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018); Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEI (2010). Os dados foram produzidos no Centro Municipal de Educação Infantil de Pariconha, a partir das experiências de estágio desenvolvidas na Pré-escola I (04 e 05 anos de idade). Por meio de fotografias e registros escritos construímos discussões e análises que evidenciam a importância dos jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para as crianças da Educação Infantil.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os jogos pedagógicos como ferramenta de aprendizagem, integração e socialização para crianças exper.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.