06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15488
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia: relatos de vivências e experiências da prática do estágio
Autor(es): Silva, Gabriela Ferreira da
Silva, Ruberlania Siqueira
Primeiro Orientador: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar, José Messias da Silva
Resumo: O Estágio Supervisionado em Pedagogia acontece nos períodos finais do curso, no qual os discentes são direcionados para irem a campo para que busquem observar o âmbito escolar e o meio que está inserido, colaborar com os professores que abrem espaços em suas salas para que os estagiários possam realizar suas demandas e por fim executar a regência que foi planejada durante a observação e coparticipação. Deste modo, o tema deste trabalho de conclusão de curso está baseado em experiências vividas pelas estagiárias Gabriela Ferreira da Silva e Ruberlania Siqueira Silva nas redes públicas de ensino da educação básica durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo está em relatar desafios encontrados durante esta etapa e de que modo pode contribuir para qualificação profissional. A pesquisa teve como metodologia bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa, através de teses e textos dissertativos que apontam legislações e teorias sobre a temática. Diante disto, percebeu-se que os desafios encontrados no Estágio Supervisionado foram de grande valia para a formação, pois fez com que saíssemos da zona de conforto, incentivando na busca de novas metodologias de ensino sendo criativos e obtendo domínio pedagógico para superar os imprevistos que surgiam diariamente.
Abstract: The Supervised Internship in Pedagogy takes place in the final periods of the course, in which students are directed to go to the field so that they can seek to observe the scope school and the environment in which it is inserted, collaborate with teachers who open spaces in their rooms so that interns can carry out their demands and finally carry out the regency that was planned during observation and co-participation. In this way, the theme This course conclusion work is based on experiences lived by interns Gabriela Ferreira da Silva and Ruberlania Siqueira Silva in public health networks basic education teaching during the Supervised Internship in Early Childhood Education and Initial Years of Elementary School, whose objective is to report challenges encountered during this stage and how it can contribute to professional qualification. THE research had a descriptive bibliographic methodology with a qualitative approach, through theses and dissertation texts that point out legislation and theories on the subject. In view of this, it was realized that the challenges encountered in the Supervised Internship were of great value for training, as it made us leave our comfort zone, encouraging the search for new teaching methodologies, being creative and obtaining pedagogical mastery to overcome the unforeseen events that arose daily.
Palavras-chave: Pedagogia
Estágio supervisionado
Prática de estágio
Ambiente escolar
Teoria e prática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Gabriela Ferreira da ; SILVA, Ruberlania Siqueira. Os desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia: relatos de vivências e experiências da prática do estágio. 55 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15488
Data do documento: 22-nov-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia relatos de vivências e experi.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.