06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15488
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Messias da Silva-
dc.creatorSilva, Gabriela Ferreira da-
dc.creatorSilva, Ruberlania Siqueira-
dc.date.accessioned2025-02-19T15:52:08Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T15:52:08Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriela Ferreira da ; SILVA, Ruberlania Siqueira. Os desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia: relatos de vivências e experiências da prática do estágio. 55 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15488-
dc.description.abstractThe Supervised Internship in Pedagogy takes place in the final periods of the course, in which students are directed to go to the field so that they can seek to observe the scope school and the environment in which it is inserted, collaborate with teachers who open spaces in their rooms so that interns can carry out their demands and finally carry out the regency that was planned during observation and co-participation. In this way, the theme This course conclusion work is based on experiences lived by interns Gabriela Ferreira da Silva and Ruberlania Siqueira Silva in public health networks basic education teaching during the Supervised Internship in Early Childhood Education and Initial Years of Elementary School, whose objective is to report challenges encountered during this stage and how it can contribute to professional qualification. THE research had a descriptive bibliographic methodology with a qualitative approach, through theses and dissertation texts that point out legislation and theories on the subject. In view of this, it was realized that the challenges encountered in the Supervised Internship were of great value for training, as it made us leave our comfort zone, encouraging the search for new teaching methodologies, being creative and obtaining pedagogical mastery to overcome the unforeseen events that arose daily.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrática de estágiopt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleOs desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia: relatos de vivências e experiências da prática do estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado em Pedagogia acontece nos períodos finais do curso, no qual os discentes são direcionados para irem a campo para que busquem observar o âmbito escolar e o meio que está inserido, colaborar com os professores que abrem espaços em suas salas para que os estagiários possam realizar suas demandas e por fim executar a regência que foi planejada durante a observação e coparticipação. Deste modo, o tema deste trabalho de conclusão de curso está baseado em experiências vividas pelas estagiárias Gabriela Ferreira da Silva e Ruberlania Siqueira Silva nas redes públicas de ensino da educação básica durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo está em relatar desafios encontrados durante esta etapa e de que modo pode contribuir para qualificação profissional. A pesquisa teve como metodologia bibliográfica descritiva com abordagem qualitativa, através de teses e textos dissertativos que apontam legislações e teorias sobre a temática. Diante disto, percebeu-se que os desafios encontrados no Estágio Supervisionado foram de grande valia para a formação, pois fez com que saíssemos da zona de conforto, incentivando na busca de novas metodologias de ensino sendo criativos e obtendo domínio pedagógico para superar os imprevistos que surgiam diariamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os desafios do estágio supervisionado II e III no curso de Pedagogia relatos de vivências e experi.pdf2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.