Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15442
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O currículo da série Anne com um E: o que se pode aprender sobre raça, gênero e sexualidade a partir de uma narrativa seriada |
Autor(es): | Figueiredo, Karina da Silva |
Primeiro Orientador: | SILVA-SILVA, Luíza Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Rosemeire Reis da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jeane Félix da |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como as questões das relações de gênero, sexualidade e étnico-raciais que aparecem na trajetória da personagem Anne Shirley-Cuthbert, da série Anne com um E, podem suscitar proposições curriculares. Considerando o currículo como artefato cultural, que divulga saberesmodos de ser e existir e relações de poder, as análises foram desenvolvidas por meio de uma revisão de literatura e de uma abordagem de pesquisa qualitativa, fazendo uso também da metodologia MetodologiaZapping. Para isso, a fundamentação teórica deste trabalho foi construída a partir dos escritos de Marlucy Paraíso (2007, 2012); Sandra Corazza (2001, 2003); Tomaz Tadeu (2013, 2003); Evanilson Gurgel (2022, 2023); Marília Carvalho (2012); Guacira Louro (2008, 2009); Lélia Gonzales (1984); bell hooks (2019); Kabengele Munanga (1999); entre outros. Os resultados obtidos a partir da pesquisa possibilitam reconhecer que a série Anne com um E apresenta um potencial educativo, com diversas cenas e momentos entre personagens que podem ser utilizados nos espações educacionais a fim de se discutir gênero, raça e sexualidade. Observou-se também que há personagens que se destacam para algumas discussões, como Anne com a questão de gênero; Cole com a questão de sexualidade; e Sebastian com a questão de raça. Como argumento final, as análises evidenciam que há um grande arsenal de momentos e cenas da narrativa seriada que se relacionam com as temáticas estudadas e produzem, ao mesmo tempo, um currículo cultural que trabalha com imagens de resistência e reprodução das relações de poder existentes na sociedade. |
Abstract: | The present course conclusion appointment has as its objective to analyze how questions related to gender, sexuality and ethnic-racials that rises in the path of Anne Shirley-Cuthbert, a character from the tv show ―Anne with an E‖, can evoke curriculares propositions. Considering the curriculum as a cultural artifact, which spreads knowledge, ways to be and exist and relations of power, the analysis were developed by a literature review and by a qualitative research approach, also using the methodology-zapping methodology. For that, the theoretical reasoning of this appointment was built from the writing of Marlucy Paraíso (2007, 2012); Sandra Corazza (2001, 2003); Tomaz Tadeu (2013, 2003); Evanilson Gurgel (2022, 2023); Marília Carvalho (2012); Guacira Louro (2008, 2009); Lélia Gonzales (1984); bell hooks (2019); Kabengele Munanga (1999); and others. The results from the search make possible to recognise that the Anne with an E show presents a educational potential, with many scenes and moments between the characters can be used in educational spaces to discuss about gender, race and sexuality. It was realised that there are characters who highlights some of those discussions, such as Anne with gender issues, or Cole with sexuality issues; and Sebastian with races issues. As a final argument, the analyzes reveal there is a huge arsenal of moments and scenes from the series narratives which relate to the themes approached and produce, at the same time, a cultural curriculum that works with imagens of resistance and reproductions of power relations existing in the society. |
Palavras-chave: | Currículo Narrativas seriadas Anne com um E Relações de gênero Relações de sexualidade Relações étnico-raciais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | Figueiredo, Karina da Silva. O currículo da série Anne com um E: o que se pode aprender sobre raça, gênero e sexualidade a partir de uma narrativa seriada. 2024. 72 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15442 |
Data do documento: | 27-nov-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O currículo e a série Anne com um E....pdf | O currículo da série Anne com um E: o que se pode aprender sobre raça, gênero e sexualidade a partir de uma narrativa seriada | 2.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.