06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vilela, Cristiano das Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5030445399459958pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Laise Soares-
dc.contributor.referee2Silva, Evely de Souza Mendonça-
dc.creatorNascimento, Vanessa Urias-
dc.date.accessioned2025-01-30T14:50:46Z-
dc.date.available2025-01-30-
dc.date.available2025-01-30T14:50:46Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Vanessa Urias. Educação de surdos no interior de alagoas: um olhar sobre a educação bilíngue na Lei 14.191/2021. 29 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15319-
dc.description.abstractThe Education of the Deaf has been discussed for decades and has gained visibility through the mobilization of the deaf community and studies on Libras (Brazilian Sign Language). In 2021, Law 14.191 was approved, establishing Bilingual Education for the Deaf as an independent teaching modality, amending the National Education Guidelines and Framework Law (LDB) and separating it from Special Education. This study aims to analyze how four municipalities in the hinterlands of Alagoas have been addressing the education of deaf students and their main challenges in implementing bilingual education. To achieve this, a qualitative research approach was adopted, with data collected through semi-structured interviews with education professionals in these cities. The results indicated that there are still significant challenges in the teaching and learning process of these students in inclusive schools, highlighting the need to comply with current legislation. Consequently, in the surveyed cities, no measures related to Law 14.191/2021 have been taken.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação bilinguept_BR
dc.subjecteducação de surdospt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLíngua Brasileira de Sinaispt_BR
dc.subjectLei 14.191/2021pt_BR
dc.subjectLegislação brasileirapt_BR
dc.subjectbilingual educationpt_BR
dc.subjectdeaf educationpt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.subjectcountrysidept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleEducação de surdos no interior de alagoas: um olhar sobre a educação bilíngue na Lei 14.191/2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA Educação de surdos vem sendo discutida há décadas e tem ganhado visibilidade, mediante a mobilização da comunidade surda e estudos sobre a Libras. Em 2021 foi aprovada a Lei 14.191, que instituiu a Educação Bilíngue de Surdos como uma modalidade de ensino independente, alterando a LDB e desvencilhando da Educação Especial. O presente estudo tem como objetivo analisar como quatro municípios do sertão de Alagoas tem lidado com a educação dos estudantes surdos e os seus principais desafios para a implantação da educação bilíngue. Para isso, foi realizada pesquisa de cunho qualitativo, tendo como coleta de dados entrevistas semiestruturadas a profissionais da educação nessas cidades. Os resultados apontaram que ainda existem muitas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem desses alunos nas escolas inclusivas, sendo necessário corresponder às leis vigentes. Consequentemente, nas cidades pesquisadas também não foram tomadas nenhuma medida referente a Lei 14.191/2021.pt_BR
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