Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15251
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A matemática no dia a dia da criança: um relato de experiência com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses na UFAL / Sertão |
Autor(es): | Melo, Raiane da Silva |
Primeiro Orientador: | Lira, Mayara Teles Viveiros de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Menezes, Cleber Tiago de |
Resumo: | O presente artigo, tem por objetivo geral, investigar a partir da experiência proporcionada na disciplina de Saberes e Metodologias da Educação Infantil II, durante semestre letivo 2023.1, do curso de Pedagogia da UFAL/Sertão, como crianças de 4 a 5 anos e 11 meses identificam o pensamento matemático vivenciado em seu dia a dia desenvolvendo noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação no seu processo de aprendizagem por meio do brincar? Tendo como objetivos específicos: Estruturação de atividades para serem realizadas na experiência proposta na disciplina de Saberes e Metodologias da Educação Infantil II, durante semestre letivo 2023.1, do curso de Pedagogia da UFAL/Sertão, com crianças do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL; Orientar as atividades com as crianças de 4 a 5 anos e 11 meses do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL, para verificação da compreensão da criança sobre noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação; Analisar as ações desenvolvidas na UFAL/Sertão por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras com crianças de 4 a 5 anos do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL, tendo base nos campos de experiências “Traços, sons, cores e formas”; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, voltado para o dia da experiência. Observou-se no decorrer desta pesquisa, que o pensamento matemático exerce um papel importante na educação infantil pois é a partir do lúdico que as crianças vivenciam noções de partilha, divisão, pensamento lógico-matemático, sequência, noções de grandeza, de quantidades, interação, imaginação, espaço, formas conforme validado no estudo. |
Abstract: | The general objective of this article is to investigate from the experience provided in the discipline of Knowledge and Methodologies of Early Childhood Education II, during the 2023.1 academic semester, of the Pedagogy course at UFAL/Sertão, how children from 4 to 5 years and 11 months identify the mathematical thinking experienced in their daily lives by developing temporal spatial notions, notions of magnitudes, measures and quantities and reflection on transformation processes in their learning process through play? Its specific objectives are: Structuring of activities to be carried out in the experience proposed in the discipline of Knowledge and Methodologies of Early Childhood Education II, during the 2023.1 school semester, of the Pedagogy course at Ufal/Sertão, with children from CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, in the Municipality of Delmiro Gouveia-AL; Guide the activities with children from 4 to 5 years and 11 months of the CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, from the Municipality of Delmiro Gouveia-AL, to verify the child's understanding of temporal spatial notions, notions of magnitudes, measurements and quantities and reflection on transformation processes; Analyze the actions developed at UFAL/Sertão through games, toys and games with children from 4 to 5 years old from CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, from the Municipality of Delmiro Gouveia-AL, based on the fields of experiences "Traces, sounds, colors and forms"; "Spaces, times, quantities, relations and transformations". A qualitative study was carried out, focused on the day of the experience. It was observed during this research that mathematical thinking plays an important role in early childhood education because it is from playfulness that children experience notions of sharing, division, logical- mathematical thinking, sequence, notions of magnitude, quantities, interaction, imagination, space, forms as validated in the study. |
Palavras-chave: | educação infantil pensamento matemático ludicidade Saberes e Metodologias da Educação Infantil II early childhood education mathematical thinking playfulness |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | MELO, Raiane da Silva. A matemática no dia a dia da criança: um relato de experiência com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses na UFAL/sertão. 42 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15251 |
Data do documento: | 8-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A MATEMÁTICA NO DIA A DIA DA CRIANÇA_ UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS E 11 MESES NA UFAL SERTÃO.pdf | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.