06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lira, Mayara Teles Viveiros de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1795504928946306pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee2Menezes, Cleber Tiago de-
dc.creatorMelo, Raiane da Silva-
dc.date.accessioned2025-01-03T18:07:32Z-
dc.date.available2025-01-03-
dc.date.available2025-01-03T18:07:32Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationMELO, Raiane da Silva. A matemática no dia a dia da criança: um relato de experiência com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses na UFAL/sertão. 42 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15251-
dc.description.abstractThe general objective of this article is to investigate from the experience provided in the discipline of Knowledge and Methodologies of Early Childhood Education II, during the 2023.1 academic semester, of the Pedagogy course at UFAL/Sertão, how children from 4 to 5 years and 11 months identify the mathematical thinking experienced in their daily lives by developing temporal spatial notions, notions of magnitudes, measures and quantities and reflection on transformation processes in their learning process through play? Its specific objectives are: Structuring of activities to be carried out in the experience proposed in the discipline of Knowledge and Methodologies of Early Childhood Education II, during the 2023.1 school semester, of the Pedagogy course at Ufal/Sertão, with children from CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, in the Municipality of Delmiro Gouveia-AL; Guide the activities with children from 4 to 5 years and 11 months of the CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, from the Municipality of Delmiro Gouveia-AL, to verify the child's understanding of temporal spatial notions, notions of magnitudes, measurements and quantities and reflection on transformation processes; Analyze the actions developed at UFAL/Sertão through games, toys and games with children from 4 to 5 years old from CMEI Professor Maria Pinto de Oliveira, from the Municipality of Delmiro Gouveia-AL, based on the fields of experiences "Traces, sounds, colors and forms"; "Spaces, times, quantities, relations and transformations". A qualitative study was carried out, focused on the day of the experience. It was observed during this research that mathematical thinking plays an important role in early childhood education because it is from playfulness that children experience notions of sharing, division, logical- mathematical thinking, sequence, notions of magnitude, quantities, interaction, imagination, space, forms as validated in the study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectpensamento matemáticopt_BR
dc.subjectludicidadept_BR
dc.subjectSaberes e Metodologias da Educação Infantil IIpt_BR
dc.subjectearly childhood educationpt_BR
dc.subjectmathematical thinkingpt_BR
dc.subjectplayfulnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA matemática no dia a dia da criança: um relato de experiência com crianças de 4 a 5 anos e 11 meses na UFAL / Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo, tem por objetivo geral, investigar a partir da experiência proporcionada na disciplina de Saberes e Metodologias da Educação Infantil II, durante semestre letivo 2023.1, do curso de Pedagogia da UFAL/Sertão, como crianças de 4 a 5 anos e 11 meses identificam o pensamento matemático vivenciado em seu dia a dia desenvolvendo noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação no seu processo de aprendizagem por meio do brincar? Tendo como objetivos específicos: Estruturação de atividades para serem realizadas na experiência proposta na disciplina de Saberes e Metodologias da Educação Infantil II, durante semestre letivo 2023.1, do curso de Pedagogia da UFAL/Sertão, com crianças do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL; Orientar as atividades com as crianças de 4 a 5 anos e 11 meses do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL, para verificação da compreensão da criança sobre noções espaciais temporais, noções de grandezas, medidas e quantidades e da reflexão sobre processos de transformação; Analisar as ações desenvolvidas na UFAL/Sertão por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras com crianças de 4 a 5 anos do CMEI Professora Maria Pinto de Oliveira, do Município de Delmiro Gouveia- AL, tendo base nos campos de experiências “Traços, sons, cores e formas”; “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”. Foi realizado um estudo de cunho qualitativo, voltado para o dia da experiência. Observou-se no decorrer desta pesquisa, que o pensamento matemático exerce um papel importante na educação infantil pois é a partir do lúdico que as crianças vivenciam noções de partilha, divisão, pensamento lógico-matemático, sequência, noções de grandeza, de quantidades, interação, imaginação, espaço, formas conforme validado no estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.