Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar |
Autor(es): | Santos, Elionara Rodrigues dos |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pereira, Rodrigo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Aguiar, José Messias da Silva |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar um breve resumo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), destacando os principais pontos que o caracterizam e as dificuldades de aprendizagem que as crianças e adolescentes com TEA apresentam durante o processo escolar. O TEA, ou como é popularmente conhecido Autismo, é um distúrbio neurológico que compromete a aprendizagem e a socialização. Ele se manifesta através de algumas características que podem aparecer simultaneamente ou de modo isolado, elas podem ser: dificuldades de se comunicar e socializar, e comportamento repetitivo e limitado. Alguns sinais, que serão apresentados mais adiante, também podem ser observados e contribuir para obter o diagnóstico. Para isso, a pesquisa traz contribuições teóricas de Angelis e Teixeira (2022), Oliveira e Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira e França (2017), Schmidt et al (2016), Silva e Mulick (2009), entre outros. |
Abstract: | This article aims to present a brief summary of ASD (Autism Disorder) Autistic Spectrum), highlighting the main points that characterize it and the difficulties of learning that children and adolescents with ASD present during the school process. ASD, or as it is popularly known Autism, is a neurological disorder that compromises learning and socialization. It manifests itself through some characteristics that can appear simultaneously or in isolation, they can be: difficulties communicating and socializing, and repetitive and limited behavior. Some signs, which will be presented later, can also be observed and contribute to obtaining the diagnosis. To this end, the research brings theoretical contributions from Angelis and Teixeira (2022), Oliveira and Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira and França (2017), Schmidt et al (2016), Silva and Mulick (2009), among others. |
Palavras-chave: | Educação Transtorno do Espectro Autista - TEA Diagnóstico Dificuldades Aprendizagem Escolar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SANTOS, Elionara Rodrigues dos. O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar. 19 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235 |
Data do documento: | 19-ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar.pdf | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.