06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar
Autor(es): Santos, Elionara Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee2: Aguiar, José Messias da Silva
Resumo: O presente artigo visa apresentar um breve resumo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), destacando os principais pontos que o caracterizam e as dificuldades de aprendizagem que as crianças e adolescentes com TEA apresentam durante o processo escolar. O TEA, ou como é popularmente conhecido Autismo, é um distúrbio neurológico que compromete a aprendizagem e a socialização. Ele se manifesta através de algumas características que podem aparecer simultaneamente ou de modo isolado, elas podem ser: dificuldades de se comunicar e socializar, e comportamento repetitivo e limitado. Alguns sinais, que serão apresentados mais adiante, também podem ser observados e contribuir para obter o diagnóstico. Para isso, a pesquisa traz contribuições teóricas de Angelis e Teixeira (2022), Oliveira e Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira e França (2017), Schmidt et al (2016), Silva e Mulick (2009), entre outros.
Abstract: This article aims to present a brief summary of ASD (Autism Disorder) Autistic Spectrum), highlighting the main points that characterize it and the difficulties of learning that children and adolescents with ASD present during the school process. ASD, or as it is popularly known Autism, is a neurological disorder that compromises learning and socialization. It manifests itself through some characteristics that can appear simultaneously or in isolation, they can be: difficulties communicating and socializing, and repetitive and limited behavior. Some signs, which will be presented later, can also be observed and contribute to obtaining the diagnosis. To this end, the research brings theoretical contributions from Angelis and Teixeira (2022), Oliveira and Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira and França (2017), Schmidt et al (2016), Silva and Mulick (2009), among others.
Palavras-chave: Educação
Transtorno do Espectro Autista - TEA
Diagnóstico
Dificuldades
Aprendizagem Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Elionara Rodrigues dos. O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar. 19 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235
Data do documento: 19-ago-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.