06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Voss, Lílian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9971525425067763pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.referee2Aguiar, José Messias da Silva-
dc.creatorSantos, Elionara Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2025-01-02T23:01:56Z-
dc.date.available2025-01-02-
dc.date.available2025-01-02T23:01:56Z-
dc.date.issued2024-08-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Elionara Rodrigues dos. O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar. 19 f. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15235-
dc.description.abstractThis article aims to present a brief summary of ASD (Autism Disorder) Autistic Spectrum), highlighting the main points that characterize it and the difficulties of learning that children and adolescents with ASD present during the school process. ASD, or as it is popularly known Autism, is a neurological disorder that compromises learning and socialization. It manifests itself through some characteristics that can appear simultaneously or in isolation, they can be: difficulties communicating and socializing, and repetitive and limited behavior. Some signs, which will be presented later, can also be observed and contribute to obtaining the diagnosis. To this end, the research brings theoretical contributions from Angelis and Teixeira (2022), Oliveira and Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira and França (2017), Schmidt et al (2016), Silva and Mulick (2009), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista - TEApt_BR
dc.subjectDiagnósticopt_BR
dc.subjectDificuldadespt_BR
dc.subjectAprendizagem Escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleO transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa apresentar um breve resumo sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), destacando os principais pontos que o caracterizam e as dificuldades de aprendizagem que as crianças e adolescentes com TEA apresentam durante o processo escolar. O TEA, ou como é popularmente conhecido Autismo, é um distúrbio neurológico que compromete a aprendizagem e a socialização. Ele se manifesta através de algumas características que podem aparecer simultaneamente ou de modo isolado, elas podem ser: dificuldades de se comunicar e socializar, e comportamento repetitivo e limitado. Alguns sinais, que serão apresentados mais adiante, também podem ser observados e contribuir para obter o diagnóstico. Para isso, a pesquisa traz contribuições teóricas de Angelis e Teixeira (2022), Oliveira e Sertié (2017), Oliveira (2020), Heleno et al (2020), Ferreira e França (2017), Schmidt et al (2016), Silva e Mulick (2009), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O transtorno do espectro autista (TEA) e as dificuldades no processo de aprendizagem escolar.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.