Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15213
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estágio supervisionado e a formação do(a) pedagogo(a) desafios e contribuições durante o ensino remoto |
Autor(es): | Granja, Carla Thaynara Fernandes |
Primeiro Orientador: | Figueirêdo, Carla Taciane |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Mônica Regina Nascimento dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Marcos Ricardo de |
Resumo: | Este trabalho registra as possibilidades de atuação no Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, evidenciando especificamente as experiências vivenciadas nos anos de 2020 e 2021 quando, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o estágio ocorreu em formato remoto. O objetivo deste trabalho é apresentar as dificuldades enfrentadas no processo de adaptação das graduandas, que tiveram que migrar para o ensino remoto em decorrência da pandemia. Além disso, propomos destacar as principais estratégias de ensino e metodologias adotadas para a superação de tais dificuldades e para o êxito no cumprimento das atribuições do Estágio. Participaram da pesquisa 9 estudantes que narraram suas vivências de Estágio por meio de entrevistas estruturadas. Os resultados apontaram para a adaptação e a exploração dos recursos disponíveis ao tentar levar ludicidade ao processo de ensino e aprendizagem, bem como do protagonismo que os pais e responsáveis tiveram no cenário mencionado. A realização desta pesquisa é relevante para registro de experiências atípicas e emergenciais, bem como para a continuidade da educação e divulgação de práticas que podem nortear o trabalho pedagógico em ambientes pedagógicos, sejam eles vivenciados em formato presencial ou remotamente. |
Abstract: | This work registers the possibilities of acting in the Supervised Internship of the degree course in Pedagogy at the Federal University of Alagoas - Campus do Sertão, specifically highlighting the experiences lived in the years 2020 and 2021 when, as a result of the new coronavirus pandemic, the internship took place in remote format. The objective of this work is to present the difficulties faced in the adaptation process of undergraduate students, who had to migrate to remote teaching due to the pandemic. In addition, we propose to highlight the main teaching strategies and methodologies adopted to overcome such difficulties and to successfully fulfill the Internship's attributions. Nine students participated in the research who narrated their Internship experiences through structured interviews. The results pointed to the adaptation and exploitation of available resources when trying to bring playfulness to the teaching and learning process., as well as the protagonism that parents and guardians had in the mentioned scenario. This research is relevant for recording atypical and emergency experiences, as well as for the continuity of education and dissemination of practices that can guide pedagogical work in pedagogical environments, whether experienced in person or remotely. |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Estágio Supervisionado Remoto Licenciatura em Pedagogia Universidade Federal de Alagoas - UFAL Campus do Sertão Prática docente Experiência docente Estratégias de ensino Remote supervised internship Teaching experiences Teaching strategies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | GRANJA, Carla Thaynara Fernandes. Estágio supervisionado e a formação do/a pedagogo/a: desafios e contribuições durante o ensino remoto. 30 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15213 |
Data do documento: | 6-jun-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estágio supervisionado e a formação doa pedagogoa desafios e contribuições durante o ensino remoto.pdf | 839.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.