06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.referee2Lima, Marcos Ricardo de-
dc.creatorGranja, Carla Thaynara Fernandes-
dc.date.accessioned2024-12-31T21:02:12Z-
dc.date.available2024-12-31-
dc.date.available2024-12-31T21:02:12Z-
dc.date.issued2023-06-06-
dc.identifier.citationGRANJA, Carla Thaynara Fernandes. Estágio supervisionado e a formação do/a pedagogo/a: desafios e contribuições durante o ensino remoto. 30 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15213-
dc.description.abstractThis work registers the possibilities of acting in the Supervised Internship of the degree course in Pedagogy at the Federal University of Alagoas - Campus do Sertão, specifically highlighting the experiences lived in the years 2020 and 2021 when, as a result of the new coronavirus pandemic, the internship took place in remote format. The objective of this work is to present the difficulties faced in the adaptation process of undergraduate students, who had to migrate to remote teaching due to the pandemic. In addition, we propose to highlight the main teaching strategies and methodologies adopted to overcome such difficulties and to successfully fulfill the Internship's attributions. Nine students participated in the research who narrated their Internship experiences through structured interviews. The results pointed to the adaptation and exploitation of available resources when trying to bring playfulness to the teaching and learning process., as well as the protagonism that parents and guardians had in the mentioned scenario. This research is relevant for recording atypical and emergency experiences, as well as for the continuity of education and dissemination of practices that can guide pedagogical work in pedagogical environments, whether experienced in person or remotely.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionado Remotopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoas - UFALpt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectExperiência docentept_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subjectRemote supervised internshippt_BR
dc.subjectTeaching experiencespt_BR
dc.subjectTeaching strategiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEstágio supervisionado e a formação do(a) pedagogo(a) desafios e contribuições durante o ensino remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho registra as possibilidades de atuação no Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas – Campus do Sertão, evidenciando especificamente as experiências vivenciadas nos anos de 2020 e 2021 quando, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o estágio ocorreu em formato remoto. O objetivo deste trabalho é apresentar as dificuldades enfrentadas no processo de adaptação das graduandas, que tiveram que migrar para o ensino remoto em decorrência da pandemia. Além disso, propomos destacar as principais estratégias de ensino e metodologias adotadas para a superação de tais dificuldades e para o êxito no cumprimento das atribuições do Estágio. Participaram da pesquisa 9 estudantes que narraram suas vivências de Estágio por meio de entrevistas estruturadas. Os resultados apontaram para a adaptação e a exploração dos recursos disponíveis ao tentar levar ludicidade ao processo de ensino e aprendizagem, bem como do protagonismo que os pais e responsáveis tiveram no cenário mencionado. A realização desta pesquisa é relevante para registro de experiências atípicas e emergenciais, bem como para a continuidade da educação e divulgação de práticas que podem nortear o trabalho pedagógico em ambientes pedagógicos, sejam eles vivenciados em formato presencial ou remotamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estágio supervisionado e a formação doa pedagogoa desafios e contribuições durante o ensino remoto.pdf839.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.