06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As relações de gênero na educação infantil: vivências do estágio em educação infantil em uma escola municipal de Paulo Afonso
Autor(es): Lima, Tatielly Ohana Ramalho Caraciolo
Primeiro Orientador: Ferreira, Geisa Carla Gonçalves
metadata.dc.contributor.referee1: Barbalho, José Ivamilson Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Beatriz Araújo da
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Giseliane Medeiros
Resumo: A presente pesquisa tem como escopo analisar o comportamento e relação entre meninos e meninas em uma turma de educação infantil, em uma escola da rede municipal de Paulo Afonso/BA. Aborda em primeiro plano o contexto histórico da Educação Infantil, iniciando-se na revolução industrial como instituição assistencial, objetivando suprir as necessidades das crianças e das famílias da classe trabalhadora. Num primeiro momento, fala-se da pertinência da pesquisa, justificando teoricamente a importância da mesma e situando o leitor ao campo de pesquisa, região coronelista e marcada por preconceitos. O segundo capítulo trata da importância do estágio em pedagogia na UFAL do Campus Sertão, sob uma perspectiva histórica do trabalho pedagógico e seus desafios e possibilidades. Em seguida, são tecidas breves considerações acerca das relações de gênero na educação infantil, além de mencionar vivências da pesquisadora no campo de estudo. De outro lado, traz à baila o breve histórico e resultados obtidos durante a pesquisa. A metodologia utilizada para a confecção deste trabalho foi à Pesquisa de campo, que correspondeu à observação, análise e interpretação de fatos.
Abstract: The present research has as scope to analyze the behavior and relationship between boys and girls in a kindergarten class at a school of a municipal system in Paulo Afonso/BA. It approaches in first plan the historical context of Early Childhood Education, beginning in the industrial revolution as a care institution, objectifying to meet the needs of children and families of the working class. In the first moment, the pertinence of the research is discussed, justifying theoretically its importance and placing the reader in the field of research, region of colonel and marked by prejudices. The second chapter deals with the importance of the traineeship in pedagogy at UFAL Campus Sertão, under a historical perspective of pedagogical work and its challenges and possibilities. Then, brief considerations on gender relations in early childhood education are made, besides mentioning the experiences of the researcher in the field of study. On the other hand, it brings to light the brief history and results obtained during the research. The methodology used for the production of this work was field Research, which corresponded to observation, analysis and interpretation of facts.
Palavras-chave: Educação infantil
Relações de gênero
Estágio supervisionado
Ensino fundamental
Trabalho pedagógico
Early Childhood Education
Gender relations
Pedagogical work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: LIMA, Tatielly Ohana Ramalho Caraciolo. As relações de gênero na educação infantil: vivências do estágio em educação infantil em uma escola municipal de Paulo Afonso. 38 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15187
Data do documento: 20-dez-2018
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.