06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15187
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ferreira, Geisa Carla Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122980503140032pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Beatriz Araújo da-
dc.contributor.referee3Almeida, Giseliane Medeiros-
dc.creatorLima, Tatielly Ohana Ramalho Caraciolo-
dc.date.accessioned2024-12-30T18:20:54Z-
dc.date.available2024-12-30-
dc.date.available2024-12-30T18:20:54Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationLIMA, Tatielly Ohana Ramalho Caraciolo. As relações de gênero na educação infantil: vivências do estágio em educação infantil em uma escola municipal de Paulo Afonso. 38 f. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15187-
dc.description.abstractThe present research has as scope to analyze the behavior and relationship between boys and girls in a kindergarten class at a school of a municipal system in Paulo Afonso/BA. It approaches in first plan the historical context of Early Childhood Education, beginning in the industrial revolution as a care institution, objectifying to meet the needs of children and families of the working class. In the first moment, the pertinence of the research is discussed, justifying theoretically its importance and placing the reader in the field of research, region of colonel and marked by prejudices. The second chapter deals with the importance of the traineeship in pedagogy at UFAL Campus Sertão, under a historical perspective of pedagogical work and its challenges and possibilities. Then, brief considerations on gender relations in early childhood education are made, besides mentioning the experiences of the researcher in the field of study. On the other hand, it brings to light the brief history and results obtained during the research. The methodology used for the production of this work was field Research, which corresponded to observation, analysis and interpretation of facts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectPedagogical workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAs relações de gênero na educação infantil: vivências do estágio em educação infantil em uma escola municipal de Paulo Afonsopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como escopo analisar o comportamento e relação entre meninos e meninas em uma turma de educação infantil, em uma escola da rede municipal de Paulo Afonso/BA. Aborda em primeiro plano o contexto histórico da Educação Infantil, iniciando-se na revolução industrial como instituição assistencial, objetivando suprir as necessidades das crianças e das famílias da classe trabalhadora. Num primeiro momento, fala-se da pertinência da pesquisa, justificando teoricamente a importância da mesma e situando o leitor ao campo de pesquisa, região coronelista e marcada por preconceitos. O segundo capítulo trata da importância do estágio em pedagogia na UFAL do Campus Sertão, sob uma perspectiva histórica do trabalho pedagógico e seus desafios e possibilidades. Em seguida, são tecidas breves considerações acerca das relações de gênero na educação infantil, além de mencionar vivências da pesquisadora no campo de estudo. De outro lado, traz à baila o breve histórico e resultados obtidos durante a pesquisa. A metodologia utilizada para a confecção deste trabalho foi à Pesquisa de campo, que correspondeu à observação, análise e interpretação de fatos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.