Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15183
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Evasão escolar: os desafios da gestão escolar no cenário de pandemia |
Autor(es): | Siqueira, Júlia Barboza |
Primeiro Orientador: | Santos, Ana Cristina Conceição |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pavezi, Marilza |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Maria Aparecida |
Resumo: | Devido à pandemia de COVID-19, o mundo inteiro passou por inúmeras transformações. Na educação, isso não foi diferente, ocorrendo a intensificação da evasão escolar. Frente a isso, este trabalho objetiva compreender como a escola se adaptou às mudanças durante a pandemia de COVID-19 e procurou conter a evasão escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo a metodologia utilizada o estudo de caso com base na técnica de entrevistas. Durante o percurso deste trabalho, abordamos questões relativas à gestão democrática e à importância da Busca Ativa no período. A realização deste trabalho evidencia a importância da gestão escolar nas escolas e as ações positivas que podem ser geradas a partir da aplicação de uma gestão democrática, apresentando também o quão a ação da Busca Ativa deve ser preservada para diminuir o número de evasão escolar, promovendo a garantia do ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes. |
Abstract: | Due to the COVID-19 pandemic, the entire world has undergone numerous transformations. In education, this was no different, with school dropout rates increasing. In this sense, this work aims to understand how schools adapted to changes during the COVID-19 pandemic and sought to contain school dropouts. This research is qualitative in nature, with the methodology used being a case study based on the interview technique. During the course of this work, we addressed issues relating to democratic management and the importance of Active Search during the period. The development of this work highlights the importance of school management in schools and the positive actions that can be generated from the application of democratic management, also showing how the action of Active Search must be preserved to reduce the number of school dropouts, promoting the guarantee of teaching and learning for children and adolescents. |
Palavras-chave: | Gestão escolar Gestão democrática Evasão escolar Busca ativa Pandemia COVID-19 School management Evasion Pandemic Active Search |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia - Licenciatura |
Citação: | SIQUEIRA, Júlia Barboza. Evasão escolar: os desafios da gestão escolar no cenário de pandemia. 49 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15183 |
Data do documento: | 13-dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evasão escolar os desafios da gestão escolar no cenário de pandemia.pdf | 904.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.