06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Aparecida-
dc.creatorSiqueira, Júlia Barboza-
dc.date.accessioned2024-12-27T21:32:18Z-
dc.date.available2024-12-27-
dc.date.available2024-12-27T21:32:18Z-
dc.date.issued2023-12-13-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Júlia Barboza. Evasão escolar: os desafios da gestão escolar no cenário de pandemia. 49 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15183-
dc.description.abstractDue to the COVID-19 pandemic, the entire world has undergone numerous transformations. In education, this was no different, with school dropout rates increasing. In this sense, this work aims to understand how schools adapted to changes during the COVID-19 pandemic and sought to contain school dropouts. This research is qualitative in nature, with the methodology used being a case study based on the interview technique. During the course of this work, we addressed issues relating to democratic management and the importance of Active Search during the period. The development of this work highlights the importance of school management in schools and the positive actions that can be generated from the application of democratic management, also showing how the action of Active Search must be preserved to reduce the number of school dropouts, promoting the guarantee of teaching and learning for children and adolescents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectBusca ativapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectEvasionpt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectActive Searchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.titleEvasão escolar: os desafios da gestão escolar no cenário de pandemiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoDevido à pandemia de COVID-19, o mundo inteiro passou por inúmeras transformações. Na educação, isso não foi diferente, ocorrendo a intensificação da evasão escolar. Frente a isso, este trabalho objetiva compreender como a escola se adaptou às mudanças durante a pandemia de COVID-19 e procurou conter a evasão escolar. A pesquisa é de cunho qualitativo, sendo a metodologia utilizada o estudo de caso com base na técnica de entrevistas. Durante o percurso deste trabalho, abordamos questões relativas à gestão democrática e à importância da Busca Ativa no período. A realização deste trabalho evidencia a importância da gestão escolar nas escolas e as ações positivas que podem ser geradas a partir da aplicação de uma gestão democrática, apresentando também o quão a ação da Busca Ativa deve ser preservada para diminuir o número de evasão escolar, promovendo a garantia do ensino e aprendizagem das crianças e adolescentes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Evasão escolar os desafios da gestão escolar no cenário de pandemia.pdf904.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.