06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As políticas públicas de assistência social e educação na primeira infância: estudo de caso no município de Água Branca – AL
Autor(es): Santos, Clécia da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Ana Cristina Conceição
metadata.dc.contributor.referee1: Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Aparecida
Resumo: O presente artigo tem como objetivo, compreender a importância da implementação das políticas públicas para a primeira infância nas áreas da educação e assistência social, na qual identificamos o papel da Constituição Federal (1988) no cenário de discussão e valorização dos direitos da criança. Posteriormente, reafirmando a necessidade em zelar pela primeira infância, contamos com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o intuito de amenizar situações de violência, maus tratos vivenciados por crianças e adolescentes. Para compreender a necessidade de efetivação e aplicação das políticas públicas, este estudo contou com uma pesquisa de campo realizada na cidade de Água Branca- Alagoas, sobre o programa Criança Feliz. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de observação participante, documental, coleta de dados, revisão da literatura, observação exploratória, sistematização e análise dos dados. Deste modo, as contribuições dos autores Philippe Ariès (1973); Moysés Kuhmann Júnior (1998) foram fundamentais para a construção desse trabalho. Os resultados indicam que o investimento em políticas públicas na primeira infância contribui na redução das desigualdades sociais e colabora com o desenvolvimento integral da criança em seus espaços de vivências.
Abstract: This article aims to grasp the significance of implementing public policies for early childhood in the realms of education and social assistance. It explores the role of the Brazilian Federal Constitution of 1988 in shaping discussions and acknowledging children's rights. Emphasizing the imperative to protect early childhood, the Child and Adolescent Statute is pivotal in alleviating instances of violence and mistreatment experienced by children and adolescents. To comprehend the need for effective implementation of these public policies, this study conducted field research in Água Branca, Alagoas, Brazil focusing on the 'Criança Feliz' program. Methodological procedures encompassed participant observation, documentary analysis, data collection, literature review, exploratory observation, data systematization, and analysis. Consequently, the contributions of authors Philippe Ariès (1973) and Moysés Kuhmann Júnior (1998) were instrumental in shaping this work. The findings suggest that investing in early childhood public policies aids in diminishing social inequalities and fosters the holistic development of children in their living environments.
Palavras-chave: Educação básica
Políticas públicas
Assistência social
Criança
Infância
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
Água Branca - Alagoas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Clécia da Silva dos. As políticas públicas de assistência social e educação na primeira infância: estudo de caso no município de Água Branca – AL. 29 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15162
Data do documento: 14-dez-2023
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