06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15162
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Ana Cristina Conceição-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Silva, Maria Aparecida-
dc.creatorSantos, Clécia da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-26T18:07:33Z-
dc.date.available2024-12-26-
dc.date.available2024-12-26T18:07:33Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Clécia da Silva dos. As políticas públicas de assistência social e educação na primeira infância: estudo de caso no município de Água Branca – AL. 29 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15162-
dc.description.abstractThis article aims to grasp the significance of implementing public policies for early childhood in the realms of education and social assistance. It explores the role of the Brazilian Federal Constitution of 1988 in shaping discussions and acknowledging children's rights. Emphasizing the imperative to protect early childhood, the Child and Adolescent Statute is pivotal in alleviating instances of violence and mistreatment experienced by children and adolescents. To comprehend the need for effective implementation of these public policies, this study conducted field research in Água Branca, Alagoas, Brazil focusing on the 'Criança Feliz' program. Methodological procedures encompassed participant observation, documentary analysis, data collection, literature review, exploratory observation, data systematization, and analysis. Consequently, the contributions of authors Philippe Ariès (1973) and Moysés Kuhmann Júnior (1998) were instrumental in shaping this work. The findings suggest that investing in early childhood public policies aids in diminishing social inequalities and fosters the holistic development of children in their living environments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescente - ECApt_BR
dc.subjectÁgua Branca - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleAs políticas públicas de assistência social e educação na primeira infância: estudo de caso no município de Água Branca – ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como objetivo, compreender a importância da implementação das políticas públicas para a primeira infância nas áreas da educação e assistência social, na qual identificamos o papel da Constituição Federal (1988) no cenário de discussão e valorização dos direitos da criança. Posteriormente, reafirmando a necessidade em zelar pela primeira infância, contamos com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com o intuito de amenizar situações de violência, maus tratos vivenciados por crianças e adolescentes. Para compreender a necessidade de efetivação e aplicação das políticas públicas, este estudo contou com uma pesquisa de campo realizada na cidade de Água Branca- Alagoas, sobre o programa Criança Feliz. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de observação participante, documental, coleta de dados, revisão da literatura, observação exploratória, sistematização e análise dos dados. Deste modo, as contribuições dos autores Philippe Ariès (1973); Moysés Kuhmann Júnior (1998) foram fundamentais para a construção desse trabalho. Os resultados indicam que o investimento em políticas públicas na primeira infância contribui na redução das desigualdades sociais e colabora com o desenvolvimento integral da criança em seus espaços de vivências.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.