00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15048
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médio
Autor(es): Gama, José Marcio Ferreira
Primeiro Orientador: Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antonio Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Austrelino, Felipe de Carvalho
Resumo: O objetivo deste estudo foi realizar um relato de experiência das etapas de ambientação, observação e regência vividas por um residente no contexto da disciplina curricular Educação Física no ensino médio. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo documental. O relato de experiência foi organizado de forma metodológica em três etapas: (1) apresentação das ações de ambientação – formação e caracterização da escola campo; (2) apresentação das ações de observação e planejamento e (3) apresentação da regência. A partir da análise documental foi possível perceber que as etapas do PRP permitem ao residente enfrentar os desafios encontrados no chão da escola, mesmo que não sejam em sua totalidade, ofertando uma gama de ações distintas que possibilitam a atuação como professor. Dentre os achados, foi possível destacar três elementos que chamaram atenção: a) o estabelecimento de boas relações interpessoais com os estudantes parecem superar as dificuldades de recursos de ensino no contexto de dimensões conceituais e procedimentais da aula; b) a dinâmica procedimental articulada a coparticipação dos estudantes e c) o necessário ajuste do planejamento no curso da experiência prática. Este relato de experiência destacou que as dificuldades enfrentadas são oportunidades na formação inicial. A superação das resistências proporcionou uma compreensão da complexidade da formação, mas o PRP não é capaz de abranger todas as competências necessárias, evidenciando a consciência do inacabamento do professor crítico e reflexivo.
Abstract: The objective of this study was to provide an experience report on the stages of acclimatization, observation and management experienced by a resident in the context of the curricular subject physical education in high school. Qualitative research was carried out based on a documentary study. The experience report was methodologically organized into three stages: (1) presentation of the ambiance actions – formation and characterization of the rural school; (2) presentation of observation and planning actions and (3) presentation of management. From the documentary analysis, it was possible to see that the PRP stages allow the resident to face the challenges encountered on the school floor, even if not in their entirety, offering a range of different actions that make it possible to act as a teacher. Among the findings, it was possible to highlight three elements that drew attention: a) the establishment of good interpersonal relationships with students seems to overcome the difficulties of teaching resources in the context of conceptual and procedural dimensions of the class; b) the procedural dynamics articulated the co-participation of students and c) the necessary adjustment of planning during the course of the practical experience. This experience report highlighted that the difficulties faced are opportunities in initial training. Overcoming resistance provided an understanding of the complexity of training, but the PRP is not capable of covering all the necessary skills, highlighting the awareness of the incompleteness of the critical and reflective teacher
Palavras-chave: Educação física - Formação de professores
Disciplina curricular - Ensino Médio
Aprendizagem - Teoria - Regência
Teacher training
Secondary education
Conducting
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física - Licenciatura
Citação: GAMA, José Márcio Ferreira. Programa residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médio. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15048
Data do documento: 24-abr-2024
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa residência pedagógica_relato de experiência no contexto do ensino médio.pdfPrograma residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médio4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.