00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15048
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Lima Filho, Antonio Passos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8460284088121633pt_BR
dc.contributor.referee2Austrelino, Felipe de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5922686603242290pt_BR
dc.creatorGama, José Marcio Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5445766720213048pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T17:17:24Z-
dc.date.available2024-12-12-
dc.date.available2024-12-12T17:17:24Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationGAMA, José Márcio Ferreira. Programa residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médio. 2024. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/15048-
dc.description.abstractThe objective of this study was to provide an experience report on the stages of acclimatization, observation and management experienced by a resident in the context of the curricular subject physical education in high school. Qualitative research was carried out based on a documentary study. The experience report was methodologically organized into three stages: (1) presentation of the ambiance actions – formation and characterization of the rural school; (2) presentation of observation and planning actions and (3) presentation of management. From the documentary analysis, it was possible to see that the PRP stages allow the resident to face the challenges encountered on the school floor, even if not in their entirety, offering a range of different actions that make it possible to act as a teacher. Among the findings, it was possible to highlight three elements that drew attention: a) the establishment of good interpersonal relationships with students seems to overcome the difficulties of teaching resources in the context of conceptual and procedural dimensions of the class; b) the procedural dynamics articulated the co-participation of students and c) the necessary adjustment of planning during the course of the practical experience. This experience report highlighted that the difficulties faced are opportunities in initial training. Overcoming resistance provided an understanding of the complexity of training, but the PRP is not capable of covering all the necessary skills, highlighting the awareness of the incompleteness of the critical and reflective teacherpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação física - Formação de professorespt_BR
dc.subjectDisciplina curricular - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectAprendizagem - Teoria - Regênciapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectSecondary educationpt_BR
dc.subjectConductingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titlePrograma residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi realizar um relato de experiência das etapas de ambientação, observação e regência vividas por um residente no contexto da disciplina curricular Educação Física no ensino médio. Foi realizada uma pesquisa qualitativa a partir de um estudo documental. O relato de experiência foi organizado de forma metodológica em três etapas: (1) apresentação das ações de ambientação – formação e caracterização da escola campo; (2) apresentação das ações de observação e planejamento e (3) apresentação da regência. A partir da análise documental foi possível perceber que as etapas do PRP permitem ao residente enfrentar os desafios encontrados no chão da escola, mesmo que não sejam em sua totalidade, ofertando uma gama de ações distintas que possibilitam a atuação como professor. Dentre os achados, foi possível destacar três elementos que chamaram atenção: a) o estabelecimento de boas relações interpessoais com os estudantes parecem superar as dificuldades de recursos de ensino no contexto de dimensões conceituais e procedimentais da aula; b) a dinâmica procedimental articulada a coparticipação dos estudantes e c) o necessário ajuste do planejamento no curso da experiência prática. Este relato de experiência destacou que as dificuldades enfrentadas são oportunidades na formação inicial. A superação das resistências proporcionou uma compreensão da complexidade da formação, mas o PRP não é capaz de abranger todas as competências necessárias, evidenciando a consciência do inacabamento do professor crítico e reflexivo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Programa residência pedagógica_relato de experiência no contexto do ensino médio.pdfPrograma residência pedagógica: relato de experiência no contexto do ensino médio4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.