06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bastos, Ana Paula Solino-
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3715942503605367pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Lira, Mayara Teles Viveiro de-
dc.creatorSouza, Janaína dos Santos-
dc.creatorSilva, Maria Luana Lisboa da-
dc.date.accessioned2024-12-03T23:06:47Z-
dc.date.available2024-12-03-
dc.date.available2024-12-03T23:06:47Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Janaína dos Santos; SILVA, Maria Luana Lisboa da. A ludicidade na educação infantil e nos anos iniciais do ensino Fundamental: uma análise da Base Nacional Comum Curricular. 75 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14979-
dc.description.abstractPlayfulness is a broad term encompassing games and playing, not only a recreational activity but also a tool for teaching and learning. Focusing on the early stages of schooling, how has playfulness been considered in the Common National Curriculum in the areas of Early Childhood Education and Elementary I? Therefore, our research has as its leading aim to analyze playfulness and its particularities in the Common National Curricular, in the stages of Early Childhood Education, and in the initial years of Elementary School. Our work is quali-quantitative, in which two approaches are used, the first analyses the object of study and the second makes use of graphs. The research is structured in three parts: 1- contextualization of the history of playfulness in early childhood education and elementary school in the Brazilian educational scenario, 2- the significance of playfulness for the child development and learning, based on the concepts of Piaget, Wallon, Vygotsky and Froebel, 3- graphical analysis of playfulness in the Common National Curriculum. In the final considerations, our study pointed to the differences and similarities that the official document brings to the two stages, demonstrating the importance of working with playfulness in the school environment and the benefits of this activity to the cognitive and emotional development of the child and student.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectJogos e Brincadeiraspt_BR
dc.subjectPlayfulnesspt_BR
dc.subjectBrazil's National Commonpt_BR
dc.subjectChildhood educationpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectApprenticeshippt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil e nos anos iniciais do ensino Fundamental uma análise da Base Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA ludicidade é um termo amplo que abrange jogos e brincadeiras, não sendo apenas uma atividade recreativa, mas também uma ferramenta de ensino e aprendizagem. Por ser uma temática importante na área de Ensino e de Educação, temos como propósito responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma a ludicidade tem sido considerada nos documentos oficiais, sobretudo na Base Nacional Comum Curricular na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do ensino Fundamental? Diante disso, nossa pesquisa tem como objetivo principal analisar o lúdico e suas particularidades na Base Nacional Comum Curricular, comparando com o que tem sido apresentado em outros documentos curriculares oficiais das duas primeiras etapas da educação básica. O trabalho é de cunho quali-quantitativo, composta por duas etapas: a primeira analisa qualitativamente o objeto de estudo a partir de pesquisas bibliográficas e a segunda analisa quantitativamente a presença da ludicidade nos documentos com uso de tabelas e gráficos. Para análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados, o estudo apontou para as diferenças e semelhanças que o documento oficial traz para as duas etapas, demonstrando a importância de se trabalhar a ludicidade no âmbito escolar e os benefícios que essa atividade traz para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança e do aluno.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.