00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Monteiro, Lúcia Cristina Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7348098729151581pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Amauri da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2316330818429673pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200pt_BR
dc.creatorLima, Bruno Santos-
dc.date.accessioned2024-11-28T14:06:05Z-
dc.date.available2024-11-28-
dc.date.available2024-11-28T14:06:05Z-
dc.date.issued2022-03-05-
dc.identifier.citationLIMA, Bruno Santos. A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14923-
dc.description.abstractThe present work consists of an integrative literature review in order to analyze the importance of the approach to mathematics considering the history of concepts as a space for investigation in the teaching and fractions processes. Here in this work we will highlight the target audience of the sixth year of elementary school. For this construction, we will take as a reference the legal bases for National Education. Therefore, this research seeks to assess the importance of rethinking the teaching of Mathematics today, which predominantly makes reference only to its formal operational structures, and to start considering the history of mathematical concepts for investigation in the classroom. With the construction of this research, it was possible to perceive the gaps that exist between the possibilities of interpretation and representations of the concepts considering the ancient and recent history and, seeking to translate new relationships between the representations through investigations, exploring activities that are significant and motivating for encourage student involvement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectMatemática - Conceitospt_BR
dc.subjectFrações - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics - Historypt_BR
dc.subjectMathematics - Conceptspt_BR
dc.subjectFractions - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElementary educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma revisão integrativa da literatura com vistas a analisar a importância da abordagem à matemática considerando a história dos conceitos como um espaço para investigação nos processos de ensino e de frações. Aqui nesse trabalho destacaremos o público-alvo do sexto ano do ensino fundamental. Para essa construção tomaremos como referência as bases legais para a Educação Nacional. Portanto, essa pesquisa busca avaliar a importância de se repensar o ensino da Matemática na atualidade, que predominantemente, faz referência apenas as suas estruturas operatórias formais e passar a considerar a história dos conceitos matemáticos para investigação em sala de aula. Com a construção dessa pesquisa, foi possível perceber as lacunas que existem entre as possibilidades de interpretação e representações dos conceitos considerando a história antiga e recente e, buscando traduzir novas relações entre as representações por meio de investigações, explorando atividades que sejam significativas e motivadoras para estimular o protagonismo dos estudantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A história dos conceitos para abordar frações no Ensino fundamental.pdf481.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.