06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14872
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Profissionalidade e desmotivação docente desafios à uma atuação qualifica
Autor(es): Silva, Carolina Raffaela Lima
Primeiro Orientador: Santos, Mônica Regina Nascimento dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pavezi, Marilza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andrey Ronald Monteiro da
Resumo: A investigação empreendida, neste artigo, teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de estudos sobre a relação entre profissionalidade e desmotivação de professores. Para tanto, seguiu-se o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002; BOCCATO (2006). Sobre a problemática da desmotivação e sua relação com o processo de profissionalidade docente, a investigação revelou que: I) a desmotivação docente está relacionada à diversos aspectos, como: a valorização profissional, o reconhecimento social da profissão, o governo e as políticas públicas, a relação entre professor-aluno, como também elementos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; II) a desmotivação docente influencia no processo de ensino-aprendizagem, como também nas relações estabelecidas no ambiente escolar; III) a desmotivação produz forte impacto com a profissionalidade docente IV) a desmotivação profissional é determinante no desempenho e na qualidade da educação escolar. Com base em autores como Gorzoni; Davis (2017), Miranda (2012), Nóvoa (2022), Ribeiro (2012), Vieira (2015), entre outros, concluiu-se que a docência é uma profissão que produz interações humanas, quando ocorre a desmotivação, essa interação se vê prejudicada, trazendo prejuízos para uma atuação qualificada e ao processo de profissionalidade docente, diante disto, se constatou a necessidade de melhorias nos espaços constitutivos da construção da identidade docente: formação e atuação.
Abstract: The research undertaken, in this article, aimed to carry out a bibliographic survey of studies on the relationship between professionalism and unmotivation of teachers. To do so, it followed the methodological path of bibliographical research (GIL, 2002; BOCCATO (2006). About the problematic of demotivation and its relation with the process of teaching professionalism, the research revealed that: I) teacher dismotivation is related to several aspects, such as: professional valuation, social recognition of the profession, the government and public policies, the relationship between teacher-student, as well as inherent elements of the teaching-learning process; II) teacher dismotivation influences the teaching- learning process, as well as the relationships established in the school environment; III) dismotivation produces a strong impact on teacher professionalism IV) professional dismotivation is determinant in the performance and quality of school education. Based on authors such as Gorzoni; Davis (2017), Miranda (2012), Nóvoa (2022), Ribeiro (2012), Vieira (2015), among others, it was concluded that teaching is a profession that produces human interactions, when the dismotivation occurs, this interaction is damaged, bringing losses to a qualified performance and the process of teaching professionalism, in view of this, it was found the need for improvements in the constitutive spaces of the construction of the teaching identity: training and performance.
Palavras-chave: Profissionalidade
Desmotivação docente
Atuação qualificada
Educação escolar
Qualidade na Educação
Professionalism
Unmotivated teachers
Qualified performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia - Licenciatura
Citação: SILVA, Carolina Raffaela Lima. Profissionalidade e desmotivação docente: desafios à uma atuação qualifica. 26 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14872
Data do documento: 31-mai-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Profissionalidade e desmotivação docente desafios à uma atuação qualifica.pdf351.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.