06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Mônica Regina Nascimento dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479385817803155pt_BR
dc.contributor.referee1Pavezi, Marilza-
dc.contributor.referee2Silva, Andrey Ronald Monteiro da-
dc.creatorSilva, Carolina Raffaela Lima-
dc.date.accessioned2024-11-21T13:35:11Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-11-21T13:35:11Z-
dc.date.issued2023-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Carolina Raffaela Lima. Profissionalidade e desmotivação docente: desafios à uma atuação qualifica. 26 f. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14872-
dc.description.abstractThe research undertaken, in this article, aimed to carry out a bibliographic survey of studies on the relationship between professionalism and unmotivation of teachers. To do so, it followed the methodological path of bibliographical research (GIL, 2002; BOCCATO (2006). About the problematic of demotivation and its relation with the process of teaching professionalism, the research revealed that: I) teacher dismotivation is related to several aspects, such as: professional valuation, social recognition of the profession, the government and public policies, the relationship between teacher-student, as well as inherent elements of the teaching-learning process; II) teacher dismotivation influences the teaching- learning process, as well as the relationships established in the school environment; III) dismotivation produces a strong impact on teacher professionalism IV) professional dismotivation is determinant in the performance and quality of school education. Based on authors such as Gorzoni; Davis (2017), Miranda (2012), Nóvoa (2022), Ribeiro (2012), Vieira (2015), among others, it was concluded that teaching is a profession that produces human interactions, when the dismotivation occurs, this interaction is damaged, bringing losses to a qualified performance and the process of teaching professionalism, in view of this, it was found the need for improvements in the constitutive spaces of the construction of the teaching identity: training and performance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfissionalidadept_BR
dc.subjectDesmotivação docentept_BR
dc.subjectAtuação qualificadapt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectQualidade na Educaçãopt_BR
dc.subjectProfessionalismpt_BR
dc.subjectUnmotivated teacherspt_BR
dc.subjectQualified performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleProfissionalidade e desmotivação docente desafios à uma atuação qualificapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA investigação empreendida, neste artigo, teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico de estudos sobre a relação entre profissionalidade e desmotivação de professores. Para tanto, seguiu-se o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica (GIL, 2002; BOCCATO (2006). Sobre a problemática da desmotivação e sua relação com o processo de profissionalidade docente, a investigação revelou que: I) a desmotivação docente está relacionada à diversos aspectos, como: a valorização profissional, o reconhecimento social da profissão, o governo e as políticas públicas, a relação entre professor-aluno, como também elementos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem; II) a desmotivação docente influencia no processo de ensino-aprendizagem, como também nas relações estabelecidas no ambiente escolar; III) a desmotivação produz forte impacto com a profissionalidade docente IV) a desmotivação profissional é determinante no desempenho e na qualidade da educação escolar. Com base em autores como Gorzoni; Davis (2017), Miranda (2012), Nóvoa (2022), Ribeiro (2012), Vieira (2015), entre outros, concluiu-se que a docência é uma profissão que produz interações humanas, quando ocorre a desmotivação, essa interação se vê prejudicada, trazendo prejuízos para uma atuação qualificada e ao processo de profissionalidade docente, diante disto, se constatou a necessidade de melhorias nos espaços constitutivos da construção da identidade docente: formação e atuação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Profissionalidade e desmotivação docente desafios à uma atuação qualifica.pdf351.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.