00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14674
Tipo: Tese
Título: O humor como alternativa para uma produção situada de sentido em Li : uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Humor as an alternative for production of meaning situated in Li: a proposal to study in a public school in the village of fishermen in coastal of Alagoas
Autor(es): Silva, Poliana Pimentel
Primeiro Orientador: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Stella, Paulo Rogério
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Antônio Cícero de
metadata.dc.contributor.referee2: Zozzoli, Rita Maria Diniz
metadata.dc.contributor.referee3: Paniago, Maria Cristina Lima
Resumo: Calcado nos preceitos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006), a presente pesquisa teve como objetivo analisar o humor (BAKHTIN, 2010; BERGSON, 2004; MINOIS 2008) durante as atividades desenvolvidas nas aulas de inglês aliado aos estudos sobre Letramento Crítico (MENEZES DE SOUZA & MONTE MÓR, 2006). Tendo em mente a importância dos aspectos sociais abordados pelo viés do humor, analisamos o desenvolvimento crítico dos participantes como uma prática pós-moderna de sempre pensar e de problematizar questões sobre cultura, cidadania e relações de poder. Sendo assim, o presente estudo nos ajudou a entender o engajamento dos sujeitos em práticas sociais, uma vez que tal abordagem nos desafia tanto a descobrir novas alternativas para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos. No âmbito das pesquisas qualitativas e com base nas referências metodológicas da pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008) a atual pesquisa foi realizada em uma turma de inglês do 9º ano em uma escola pública do povoado de Santa Luzia, município da Barra de Santo Antônio (AL). Isso posto, a temática desse trabalho transitou em torno do estudo da linguagem e dos seus variados conceitos e do reflexo desses conceitos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. No final desse estudo, percebemos que o uso do humor está intrinsecamente associado aos estudos sobre Letramento Crítico, possibilitou aos alunos um ambiente aprazível nos momentos das discussões que abordavam os aspectos sociais, portanto, configurando o humor como um elemento pedagógico significativo no contexto educacional. Por fim, no final desse estudo, mais do que expor teorias e métodos, suscitamos possibilidades pedagógicas que podem nortear o ensino de língua estrangeira dentro de práticas educacionais, a qual os aprendizes possam estar envolvidos em contextos que reclamam trocas de conhecimentos e valores sociais.
Abstract: Based on the theoretical precepts of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2006), the present study aims to analyze the humor (BAKTHIN 2010; BERGSON , 2004; MINOIS 2008) during activities in English classes coupled with studies on Critical Literacy (MENEZES DE SOUZA & MONTE MÓR , 2006). Having in mind the importance of the social aspects addressed by the humor, it was analyzed the critical development of the participants as a postmodern practice to always think and discuss issues of culture, citizenship and power relations. Thus, this study helped us understand the engagement of individuals in social practices, since this approach challenges our status quo to find new alternatives for both our development as citizens. In the context of qualitative research and based on methodological references of action research (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008) the current study was conducted in one English class in 9th grade at a public school in the village of Santa Luzia , Barra Santo Antônio (AL) . In this sense, the theme of this work moved around the study of language and its various concepts and the impact of these concepts in the teaching and learning of English. At the end of this study, it was noticed that the use of humor intrinsically linked to studies on Critical Literacy allowed to be in a pleasant environment in discussions that addressed social aspects, thus setting humor as a significant pedagogical element in the educational context. Hence, at the end of this study, more than exposing theories and methods, we have raised pedagogical possibilities that can guide foreign language teaching in educational practices, which learners may be involved in contexts that call for knowledge exchange and social values.
Palavras-chave: Humor
Linguística aplicada crítica
Letramento crítico
Língua inglesa - Estudo e ensino
Critical Applied Linguistics
Critical literacy
English language - Study and teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SILVA, Poliana Pimentel. O humor como alternativa para uma produção situada de sentido em Li : uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoas. 2024. 215 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14674
Data do documento: 24-out-2014
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.