00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Tavares, Roseanne Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4961168921977877pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Antônio Cícero de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4716895949004675pt_BR
dc.contributor.referee2Zozzoli, Rita Maria Diniz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4434022240410006pt_BR
dc.contributor.referee3Paniago, Maria Cristina Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069068378393799pt_BR
dc.creatorSilva, Poliana Pimentel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0148660696988076pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-24T21:17:08Z-
dc.date.available2024-09-26-
dc.date.available2024-10-24T21:17:08Z-
dc.date.issued2014-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Poliana Pimentel. O humor como alternativa para uma produção situada de sentido em Li : uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoas. 2024. 215 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/14674-
dc.description.abstractBased on the theoretical precepts of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 2006), the present study aims to analyze the humor (BAKTHIN 2010; BERGSON , 2004; MINOIS 2008) during activities in English classes coupled with studies on Critical Literacy (MENEZES DE SOUZA & MONTE MÓR , 2006). Having in mind the importance of the social aspects addressed by the humor, it was analyzed the critical development of the participants as a postmodern practice to always think and discuss issues of culture, citizenship and power relations. Thus, this study helped us understand the engagement of individuals in social practices, since this approach challenges our status quo to find new alternatives for both our development as citizens. In the context of qualitative research and based on methodological references of action research (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008) the current study was conducted in one English class in 9th grade at a public school in the village of Santa Luzia , Barra Santo Antônio (AL) . In this sense, the theme of this work moved around the study of language and its various concepts and the impact of these concepts in the teaching and learning of English. At the end of this study, it was noticed that the use of humor intrinsically linked to studies on Critical Literacy allowed to be in a pleasant environment in discussions that addressed social aspects, thus setting humor as a significant pedagogical element in the educational context. Hence, at the end of this study, more than exposing theories and methods, we have raised pedagogical possibilities that can guide foreign language teaching in educational practices, which learners may be involved in contexts that call for knowledge exchange and social values.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectLinguística aplicada críticapt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCritical Applied Linguisticspt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO humor como alternativa para uma produção situada de sentido em Li : uma proposta de estudo em uma escola pública na vila de pescadores no litoral de Alagoaspt_BR
dc.title.alternativeHumor as an alternative for production of meaning situated in Li: a proposal to study in a public school in the village of fishermen in coastal of Alagoaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoCalcado nos preceitos teóricos da Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 2006), a presente pesquisa teve como objetivo analisar o humor (BAKHTIN, 2010; BERGSON, 2004; MINOIS 2008) durante as atividades desenvolvidas nas aulas de inglês aliado aos estudos sobre Letramento Crítico (MENEZES DE SOUZA & MONTE MÓR, 2006). Tendo em mente a importância dos aspectos sociais abordados pelo viés do humor, analisamos o desenvolvimento crítico dos participantes como uma prática pós-moderna de sempre pensar e de problematizar questões sobre cultura, cidadania e relações de poder. Sendo assim, o presente estudo nos ajudou a entender o engajamento dos sujeitos em práticas sociais, uma vez que tal abordagem nos desafia tanto a descobrir novas alternativas para o nosso desenvolvimento enquanto cidadãos. No âmbito das pesquisas qualitativas e com base nas referências metodológicas da pesquisa-ação (BARBIER, 2007; THIOLLENT, 2008) a atual pesquisa foi realizada em uma turma de inglês do 9º ano em uma escola pública do povoado de Santa Luzia, município da Barra de Santo Antônio (AL). Isso posto, a temática desse trabalho transitou em torno do estudo da linguagem e dos seus variados conceitos e do reflexo desses conceitos no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa. No final desse estudo, percebemos que o uso do humor está intrinsecamente associado aos estudos sobre Letramento Crítico, possibilitou aos alunos um ambiente aprazível nos momentos das discussões que abordavam os aspectos sociais, portanto, configurando o humor como um elemento pedagógico significativo no contexto educacional. Por fim, no final desse estudo, mais do que expor teorias e métodos, suscitamos possibilidades pedagógicas que podem nortear o ensino de língua estrangeira dentro de práticas educacionais, a qual os aprendizes possam estar envolvidos em contextos que reclamam trocas de conhecimentos e valores sociais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.